Participamos do

Bope faz treinamento simulado em barca no Rio de Janeiro

17:15 | Mai. 22, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram hoje (22) da simulação de sequestro a uma barca na Estação Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. O treinamento tem foco na segurança da Copa América, que será sediada no Brasil em junho e julho.

Cerca de 25 policiais participaram da atividade. A barca ficou todo o tempo atracada na estação que faz o transporte para Charitas, bairro de Niterói. A ação não produziu impacto sobre o transporte público porque o percurso Rio-Charitas não opera das 12h Às 16h.

A simulação incluía um grupo de policiais que representaram uma quadrilha que roubou a bilheteria da estação. Ao se deparar com a polícia, os falsos criminosos fugiram para uma das embarcações, onde fizeram reféns. Os policiais do Bope são acionados e, depois de embarcar, realizaram uma varredura nos dois andares da barca e a tomada da cabine de controle. O comandante do batalhão, Maurílio Nunes, contou que o treinamento é parte de uma série que inclui outros modais de transporte, como o trem, o metrô e o BRT.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A gente vem em um crescimento de qualidade, e, hoje, refazer os exercícios com a experiência que a gente já tinha dos grandes eventos, como Olimpíada e Copa do Mundo, só vem a enaltecer e crescer nosso conhecimento para poder atuar em uma operação como essa", disse, destacando que o foco do treinamento é conhecer o ambiente, obter informações e atuar na preservação da vida. Além disso, a ação permite treinar a tripulação das barcas. "Viemos até as barcas para fazer uma integração com os funcionários. A própria operação da barca, quando está bem estruturada, fica melhor para o meu time quando chega". 

Gestor de operações náuticas da concessionária CCR Barcas, Diego Félix afirmou que a orientação dos profissionais do Bope é importante para a melhoria do serviço prestado aos passageiros. Outros treinamentos já foram feitos com o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Operações com Cães e a Capitania dos Portos. Ao todo, 12 profissionais das barcas acompanharam a ação de hoje.

O treinamento chamou a atenção dos passageiros que circulavam no percurso Rio-Niterói, que partia da estação ao lado. Das janelas, muitos observavam a circulação de policiais fardados e armados. Para evitar qualquer temor, a concessionária fez avisos sonoros nas estações alertando sobre a simulação. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags