PUBLICIDADE
Brasil
Câmara dos Deputados

Ministro Abraham Weintraub fala sobre bloqueio de recursos para universidades; acompanhe ao vivo

O encontro acontece em meio a manifestações espalhadas pelo País contra os bloqueio de recursos para a Educação

14:43 | 15/05/2019
Ministro da Educação, Abraham Weintraub, falo sobre bloqueio de recursos na Educação na Câmara dos Deputados.
Ministro da Educação, Abraham Weintraub, falo sobre bloqueio de recursos na Educação na Câmara dos Deputados.(Foto: Reprodução/Yo0utube)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estará na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 15, para detalhar como será feito o bloqueio de verbas de universidades públicas e institutos federais. A convocação de Weintraub, que o obriga a comparecer à comissão geral, foi aprovada pelos parlamentares na terça-feira, 14, por 307 votos a 82. A sessão está marcada para começar às 15 horas, no plenário da Casa.

Acompanhe ao vivo

A oitiva do ministro acontece no mesmo dia em que acontecem manifestações por todo o País contra o contingenciamento de recursos para a educação. De acordo com o Ministério da Educação, "o bloqueio preventivo realizado nos últimos dias atinge apenas 3,4% do orçamento total das universidades federais".

Atos

Em Fortaleza, o ato contra o bloqueio dos recursos na educação reuniu milhares de pessoas. A estimativa dos organizadores é que mais de 50 mil tenham participados das manifestações. Os protestos também acontecem em outras cidades do País.

LEIA MAIS | Confira galeria de fotos

Logo cedo, por volta de 6 horas, algumas dezenas de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) bloquearam o cruzamento das avenidas 13 de Maio e da Universidade, no Benfica. Eles usaram carteiras escolares para impedir o tráfego. O local foi novamente ocupado no fim da manhã.

O ato principal ocorreu na Praça Clóvis Beviláqua (mais conhecida como Praça da Bandeira), no Centro, a partir das 8 horas. Neste local, o grupo era formado por milhares de pessoas que ocuparam parte da praça, a via que liga as ruas Senador Pompeu e Barão do Rio Branco, além da frente do prédio da Faculdade de Direito da UFC.

Confira vídeos dos protestos em Fortaleza:

Com Agência Brasil