Participamos do

Ministro Abraham Weintraub fala sobre bloqueio de recursos para universidades; acompanhe ao vivo

O encontro acontece em meio a manifestações espalhadas pelo País contra os bloqueio de recursos para a Educação
14:43 | Mai. 15, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estará na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 15, para detalhar como será feito o bloqueio de verbas de universidades públicas e institutos federais. A convocação de Weintraub, que o obriga a comparecer à comissão geral, foi aprovada pelos parlamentares na terça-feira, 14, por 307 votos a 82. A sessão está marcada para começar às 15 horas, no plenário da Casa.

Acompanhe ao vivo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A oitiva do ministro acontece no mesmo dia em que acontecem manifestações por todo o País contra o contingenciamento de recursos para a educação. De acordo com o Ministério da Educação, "o bloqueio preventivo realizado nos últimos dias atinge apenas 3,4% do orçamento total das universidades federais".

Atos

Em Fortaleza, o ato contra o bloqueio dos recursos na educação reuniu milhares de pessoas. A estimativa dos organizadores é que mais de 50 mil tenham participados das manifestações. Os protestos também acontecem em outras cidades do País.

LEIA MAIS | Confira galeria de fotos

Logo cedo, por volta de 6 horas, algumas dezenas de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) bloquearam o cruzamento das avenidas 13 de Maio e da Universidade, no Benfica. Eles usaram carteiras escolares para impedir o tráfego. O local foi novamente ocupado no fim da manhã.

O ato principal ocorreu na Praça Clóvis Beviláqua (mais conhecida como Praça da Bandeira), no Centro, a partir das 8 horas. Neste local, o grupo era formado por milhares de pessoas que ocuparam parte da praça, a via que liga as ruas Senador Pompeu e Barão do Rio Branco, além da frente do prédio da Faculdade de Direito da UFC.

Confira vídeos dos protestos em Fortaleza:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags