Participamos do

MEC decide bloquear verbas de universidades por "balbúrdia"

Três universidades federais já foram atingidas. Pasta não detalhou critérios para ações contra UnB, UFF e UFBA
11:11 | Abr. 30, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) terão 30% dos recursos financeiros cortados pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições são acusadas pelo Ministério da Educação (MEC) de terem desempenho abaixo do esperado em avaliações de ensino e estarem promovendo "balbúrdia". As justificativas foram dadas pelo ministro Abraham Weintraub ao jornal Estadão. O próximo alvo do corte pode ser a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que está sendo investigada. 

Para o ministro, estão ocorrendo nas instituições eventos e manifestações políticas. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse ao jornal. Ele também listou alguns comportamentos que considera inadequado: “Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus”. Weintraub ainda acusou as universidades de apresentarem publicações científicas e avaliações educacionais aquém do esperado. 

De acordo com o MEC, os cortes de 30% atingem as despesas discricionárias, como gastos com água, luz, limpeza, bolsas de auxílio a estudantes etc. O pagamento de pessoal é obrigatório e não deve ser afetado. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao jornal, a UNB disse que espera conseguir reverter o bloqueio. A UFBA e a UFF não se pronunciaram.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags