Participamos do

Estudo prevê crescimento de 24% do consumo de água até 2030

Fortaleza é a sexta capital brasileira com os maiores valores de vazão de retirada para abastecimento humano urbano
23:27 | Abr. 01, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O consumo e o uso das águas no país devem crescer 24% até 2030, diz um estudo lançado nesta segunda-feira (1º) pela Agência Nacional de Águas (ANA). De acordo com a agência, responsável pela gestão dos recursos hídricos no Brasil, o país usa, em média, a cada segundo, 2 milhões e 83 mil litros de água. Em 2030, esse total deve superar a marca de 2,5 milhões de litros por segundo.

O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros entre 1931 e 2030. Ele se baseia no chamado consumo consuntivo quando a água retirada é consumida, parcial ou totalmente, no processo a que se destina.

Segundo o estudo da ANA, os principais usos consuntivos da água no Brasil são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade, a irrigação e a evaporação líquida de reservatórios artificiais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Somente a agricultura irrigada é responsável por 52% de toda a água retirada no país. Em seguida, vêm o uso para abastecimento urbano, com 23,8%, a indústria, com 9,1%, e o uso animal, em especial para dessedentação, com 8%.

Dados sobre o uso da água em Fortaleza e no Ceará

Fortaleza é a sexta capital brasileira com os maiores valores de vazão de retirada para abastecimento humano urbano. Segundo o estudo, a posição não reflete exatamente o ranking populacional.

Segundo o levantamento, a Capital cearense, por exemplo, possui uma população urbana superior à de Belo Horizonte, mas o menor padrão de consumo reflete em demanda inferior à da capital mineira. A vazão retirada foi de 6,890 m³/s.

De acordo com o relatório, Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo são os estados de maior consumo de água por efeito da evaporação líquida, reflexo do histórico de implantação de reservatórios de grande porte para geração hidrelétrica ou para usos múltiplos, em especial para abastecimento público.

O Ceará também faz parte do grupo dos estados (Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo) com produção de minério de ferro.

                                                                                          Com informações da Agência Brasil 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags