De ataques no CE a Pabllo Vittar como apresentadora infantil: relembre 10 fake news de 2019

O ano mal começou, mas a lista de fake news só aumenta. Neste 1° de abril, confira as maiores fake news de 2019

Há quem chame de fake news, há quem chame de notícias falsas. Para além da nomenclatura, o fenômeno da desinformação tem transformado a forma como brasileiros consomem, interpretam e compartilham notícias. Com a popularização das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, o acesso ao que acontece no mundo se torna imediato. A produção de informações falsas também. Com um 2018 marcado por fake news que influenciaram setores públicos importantes, como a política, é preciso um olhar atento na hora de ler e repassar informações. Confira na lista do O POVO Online 10 fake news de 2019 que tomaram proporções preocupantes. Dos ataques cearenses à Pabllo Vittar apresentadora, tem espaço para tudo no mundo das fakes.

1 Toque de recolher durante ataques no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Atenção: Notícias falsas estão sem compartilhadas nas redes sociais", dizia a legenda do comunicado da SSPDS.
"Atenção: Notícias falsas estão sem compartilhadas nas redes sociais", dizia a legenda do comunicado da SSPDS. (Foto: Foto/Reprodução: Governo do Ceará)

Não deu nem tempo para se recuperar do sufoco que foi 2018 e o cearense já começou 2019 sob ataques criminosos que ocorreram em todo o estado. Com a nomeação do novo secretário de Administração Penitenciária, que aparentemente irritou as facções do Ceará, ofensivas foram registradas em 50 dos 184 municípios cearenses. Sob clima de tensão e medo, boa parte da população evitou sair de casa durante o período de ataques e muitas informações foram passadas, principalmente pelo WhatsApp - aplicativo de mensagens instantâneas, também apontado como um dos aplicativos por onde as fake news mais são repassadas. Uma dessas informações, que circulava como sendo do secretário de Segurança Pública do Ceará, alegava que um toque de recolher seria implantado a partir de 5/1, pois um confronto entre as polícias e as facções iniciaria. A notícia, entretanto, era falsa e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) teve que lançar nota explicando toda a situação.

2. Facebook, Instagram e WhatsApp bloqueados por conta do ataque em Suzano

Na mensagem, ainda havia o pedido para que fosse repassada
Na mensagem, ainda havia o pedido para que fosse repassada (Foto: Foto/Reprodução: G1)

No dia 13 de março, uma dupla de criminosos invadiu a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP) e mataram, a tiros, sete pessoas. Também, no mesmo dia, aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp apresentaram instabilidade no seu serviço. Isso foi o suficiente para que rumores de que as redes foram bloqueadas por conta das investigações não fossem repassadas. Em nota, um porta-voz do Facebook afirmou que a instabilidade aconteceu em diversos países, pois estavam enfrentando problemas técnicos.

3. Texto de Padre Fábio de Melo sobre massacre em Suzano dizendo que armas não matam

Em sua conta oficial, Pe. Fábio de Melo diz que o único texto que escreveu foi o da imagem
Em sua conta oficial, Pe. Fábio de Melo diz que o único texto que escreveu foi o da imagem (Foto: Foto/Reprodução: Twitter)

O padre Fábio de Melo, que tem um grande número de seguidores no Twitter, por sempre comentar e interagir com notícias, teve seu nome associado a um texto que circulou nas redes sociais no dia do massacre em Suzano. Nele, o autor dizia que o que aconteceu em Suzano tem a ver com carências afetivas, má estrutura familiar e que “as armas não matam, o que mata é a ausência de amor”. O padre teve que se posicionar nas redes, afirmando que não é autor do “O melhor texto que já li sobre o acontecimento de ontem” - título do texto que circulava. Contou que havia escrito sobre a tragédia, mas que nada tinha a ver com os boatos gerados. Aproveitou para postar o texto que realmente escreveu, no que muitos de seus seguidores comentaram que seria difícil convencer a família nos grupos.

4. “Militares botando Lula pra correr desde 1964”

À esquerda, a foto manipulada, onde o ex-presidente Lula aparece apanhando de policiais. À direita, a foto original, de Evandro Teixeira, em que estudante de medicina é agredido por policiais em ato contra ditadura
À esquerda, a foto manipulada, onde o ex-presidente Lula aparece apanhando de policiais. À direita, a foto original, de Evandro Teixeira, em que estudante de medicina é agredido por policiais em ato contra ditadura (Foto: Foto/Reprodução: Lupa)

Completando 55 anos do Golpe Militar no Brasil neste domingo, 31, além de comemorações por parte de uns e comoção por parte de outros, também foi marcado por uma foto que circulou rapidamente pelas redes sociais. Nela, um homem com blusa branca e barba, aparece apanhando de dois policiais. A legenda, que cita o nome de Lula e a data de 1964, dá a entender que o ex-presidente já havia sendo perseguido desde a época da ditadura. A foto, analisada pela Lupa, na verdade foi manipulada. A imagem, do fotógrafo Evandro Teixeira, foi feita em 1968 e mostra um estudante de medicina que participava de ato contra a ditadura - e não o ex-presidente, como mostra a peça adulterada.

5. Pabllo Vittar indo longe demais e apresentando programa para crianças

Imagem que circulava sobre possível programa de Pabllo Vittar para crianças
Imagem que circulava sobre possível programa de Pabllo Vittar para crianças (Foto: Foto/Reprodução: Lupa)

Com o fim do Encontro, programa matinal de Fátima Bernardes, diversas especulações sobre o que iria substituir foram feitas, das mais credíveis às mais bizarras. Sobrou para a artista Pabllo Vittar, já conhecida por protagonizar inúmeras notícias falsas, o posto de fake news bizarra. Circulava nas redes sociais a notícia de que Pabllo havia fechado um contrato de 5 anos com a TV Globo para apresentar o programa TV Criança Gay. Segundo o que foi repassado nas redes, a atração teria quadros com conteúdos sexuais, homossexuais e de ideologia de gênero. Em 2017 já rolavam boatos de que um programa parecido com Xou da Xuxa, agora apresentado por Pabllo Vittar e financiado pela Lei Rouanet, seria lançado pela emissora. A assessoria de imprensa da TV Globo, agora em 2019, teve que se posicionar e negar que qualquer contrato com a cantora teria sido feito, assim como qualquer programa nesse estilo teria sido pensado.

6. Acusados de matar Marielle Franco são filiados ao PT

A postagem que afirmava que os assassinos de Marielle Franco eram filiados ao PT obteve mais de 7 mil compartilhamentos
A postagem que afirmava que os assassinos de Marielle Franco eram filiados ao PT obteve mais de 7 mil compartilhamentos (Foto: Foto/Reprodução: Facebook via Aos Fatos)

Assassinato em março de 2018 da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu não solucionamento, ainda provocam discussões e especulações quanto à sua autoria. Vítima de outras fake news, como a que Marielle aparece como ex-esposa de traficante, a última que ganhou rapidamente as redes sociais foi a de que seu assassino era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). A informação, que já alcançou milhares de compartilhamentos, foi investigada pelo Aos Fatos, que verificou que o ex policial-militar suspeito da morte de Marielle, Élcio Vieira Queiroz, na verdade era filiado ao DEM (Partido Democratas), desde 2011.

7. Homem que fez papel de Diabo em desfile do Carnaval morreu carbonizado

Na imagem que circulava, o artista que fez papel de Diabo aparece ao lado de um carro carbonizado. A montagem dá a entender que o ator morreu em um acidente.
Na imagem que circulava, o artista que fez papel de Diabo aparece ao lado de um carro carbonizado. A montagem dá a entender que o ator morreu em um acidente. (Foto: Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um dos espetáculos mais aguardados , os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, contaram, esse ano, com uma polêmica envolvendo a tradicional Gaviões da Fiel. A escola de São Paulo trouxe um enredo sobre a história do Tabaco, explanando lados positivos e negativos. A cena que causou mais impacto, entretanto, foi uma batalha entre Jesus e o Diabo, que encenavam uma luta entre o bem e o mal. Mal recebida por telespectadores e por religiosos, houve comentários de que aquela imagem desrespeitava a figura de Jesus. Após o desfile, circularam pelas redes sociais que o ator que interpretou o Diabo havia morrido carbonizado em acidente, em uma “lição” para a Escola, além de que a Gaviões tinha feito pacto com o Diabo para ganhar o desfile. Coreógrafo da Gaviões da Fiel, Edgar Júnior teve que se manifestar dizendo que o ator está vivo e que sente muito que tudo tenha sido mal interpretado.

8. Procurador geral dos EUA disse que lava jato foi criada para atender interesses do país

Todo o conteúdo do vídeo é totalmente manipulado, inclusive a legenda
Todo o conteúdo do vídeo é totalmente manipulado, inclusive a legenda (Foto: Foto: Reprodução)

Um vídeo publicado nas redes sociais, em que um homem identificado como o procurador-geral dos Estados Unidos que aparece falando sobre a Operação Lava Jato foi bastante repercutido. No vídeo, o suposto procurador diz que a Lava Jato foi criada para atender interesses dos EUA e que é feita de forma escondida a “cooperação” entre os dois países. O fato ou fake do G1 analisou o caso e verificou que quem aparece no vídeo na verdade é o procurador-geral assistente em exercício do Departamento de Justiça americano, Kenneth Blanco e que a legenda foi alterada. Blanco em nenhum momento fala sobre qualquer submissão do Brasil em relação aos EUA, mas sim sobre uma cooperação entre a Divisão de Crimes de Fraudes dos EUA e a Lava Jato que auxiliam em investigações.

9. Hospital Militar quer operar pacientes, mas pacientes não existem

O Hospital Militar teve que se pronunciar sobre o caso nas suas redes sociais
O Hospital Militar teve que se pronunciar sobre o caso nas suas redes sociais (Foto: Foto: Reprodução/Facebook)

Em Belo Horizonte (MG), uma mensagem viralizada nas redes sociais causou agitação na população. No texto havia a informação de que 12 médicos americanos estavam fazendo cirurgias de lábio leporino ou fenda palatina no Hospital Militar da capital, mas que faltavam pacientes para completar a cota necessária para as operações. O IPSM (Instituto de Previdência dos Servidores Militares) chegou a publicar diversas notas desmentindo. Mesmo assim, o hospital continuou recebendo centenas de ligações com pessoas querendo marcar cirurgias. O diretor-geral também precisou explicar que o hospital não faz atendimento ao público geral, somente à policiais militares e seus dependentes.

10. Rodrigo Maia ocupa ilegalmente a presidência da câmara

A imagem circulava com foto de Rodrigo Maia e frase chamativa onde dizia que ele não poderia ser presidente
A imagem circulava com foto de Rodrigo Maia e frase chamativa onde dizia que ele não poderia ser presidente (Foto: Foto: Reprodução)

Já em 2017, com a possibilidade de Rodrigo Maia assumir interinamente à Presidência, o boato de que ele não poderia porque não é brasileiro foi espalhado. Agora, que ele ocupa a Presidência da Câmara, um cartaz circulou pelas redes sociais em que aparece foto de Maia e a informação de que como havia nascido no Chile, ele não poderia estar nessa posição. Mas, a informação é falsa. É verdade que não-brasileiros não podem assumir cargos de presidências, ministérios e postos das Forças Armadas, segundo o 12° artigo da Constituição. A questão é que embora Rodrigo Maia tenha nascido no Chile, ele foi registrado no Consulado do Brasil em Santiago, já que seu pai, César Maia, brasileiro, estava exilado no país.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia da mentira primeiro de abri fake news política desinformação notícias falsas lista

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar