Participamos do

Governo volta atrás na decisão de não avaliar alfabetização

Portaria anulada pelo ministro da Educação estabelecia que avaliação de crianças de 7 anos aconteceria só em 2021
09:01 | Mar. 26, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério de Educação anulou a portaria que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), publicada nessa segunda-feira, 25. A decisão consta no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26, e foi assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Ainda não há definição sobre quando as novas diretrizes do Saeb serão divulgadas.

A portaria anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças aconteceria somente a partir de 2021. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este prazo foi estabelecido em função da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da nova política de alfabetização.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até 2018, a alfabetização era mensurada por outro teste, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Em junho do ano passado, o então ministro da Educação, Rossieli Soares, decidiu que a ANA seria extinta e incorporada ao Saeb.

Ainda em 2018, o governo de Michel Temer havia anunciado que os alunos do 2º ano do ensino fundamental passariam a ser avaliados pelo Saeb em 2019. Tradicionalmente, a prova só era aplicada para o 5º e o 9º anos do fundamental e para o 3º ano do ensino médio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags