Participamos do

Oficinas ensinam foliões a fazer seus próprios adereços no Rio

20:40 | Fev. 25, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os foliões que querem produzir seus próprios adereços para usar no carnaval ainda podem procurar as oficinas que o Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc- RJ) oferece em algumas de suas unidades. As aulas são gratuitas e ensinam a fazer confete, bijuterias e purpurina biodegradável para usar nos blocos e curtir as festas e os desfiles das escolas de samba.

Na unidade Sesc Copacabana, zona sul da cidade, haverá oficina nesta quarta-feira (27), das 14h às 17h, aberta a pessoas com mais de 16 anos de idade, que queiram aprender a fazer bijuterias em tecido e sementes. No Sesc Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a oficina é sobre a confecção de confetes usando folhas e flores caídas de árvores e sobre a produção de purpurina biodegradável. As técnicas serão ensinadas amanhã (26), das 11h às 14h, e a oficina é aberta a pessoas de qualquer idade.

A proposta na oficina do Sesc Madureira, na zona norte do Rio, é ensinar a criar adereços diversos, até o próximo dia 28, das 14h às 17h. No Sesc Santa Luzia, situado no centro do Rio, serão realizadas de amanhã (26) até o dia 28 oficinas de criação de máscaras e adereços com materiais recicláveis.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por fim, no Sesc Três Rios, os foliões poderão aprender também a confeccionar máscaras de carnaval do tipo Fofão, além de máscaras inspiradas nas usadas no carnaval de Veneza, com destaque para arlequins, pierrôs e colombinas.

Museu do Amanhã

Também na quarta-feira, a partir das 14h, o Museu do Amanhã oferecerá oficina de adereços para o carnaval. A oficina é gratuita, mas, segundo a assessoria de imprensa,  as vagas são limitadas.

Para as crianças, o museu promove a EcoFolias, atividade que exalta a cultura da região amazônica brasileira. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site.

Equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Museu do Amanhã ficará fechado durante o carnaval, desde o sábado (2) até a Quarta-Feira de Cinzas (6). No dia 1º de março, o museu funcionará em horário especial, das 10h às 14h. A última entrada será feita às 13h. A instituição retomará as atividades no dia 7 de março.

Exposições

Nas unidades do Sesc Madureira e Nova Iguaçu, poderão ser visitadas até 31 de março exposições que retratam o carnaval carioca e mostram que carnaval também é cultura.

No Sesc Madureira, a exposição Pierrôs e Foliões – Heitor dos Prazeres e sua Gente faz um registro histórico do carnaval por meio da reprodução de pinturas do compositor, cantor e pintor carioca, que retratou nas telas o universo do samba e do carnaval de sua cidade. A mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 20h30. Aos sábados e domingos, a mostra sobre a obra de Heitor dos Prazeres poderá ser vista das 9h às 17h30.

No Sesc Nova Iguaçu, a exposição Carnaval Iguaçuano: Enredos e Identidades fala sobre o carnaval das escolas de samba desta cidade da Baixada Fluminense, revelando sua importância como manifestação cultural. A exposição é composta por fotos de Alziro Xavier, com curadoria de Ribamar Ribeiro e Tiago Costa, que selecionaram também objetos que representam as agremiações e blocos, como fantasias, adereços, instrumentos musicais e croquis. Um detalhe interessante é que o público poderá experimentar as fantasias e adereços, fazendo uma viagem lúdica pela história do carnaval do município. A mostra ficará aberta até o dia 10 de março, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags