PUBLICIDADE
Notícias
AVIAÇÃO COMERCIAL

Avião arremete para evitar colisão em Fernando de Noronha; veja vídeo

No vídeo, quem estava no solo expressa medo. As companhias disseram que tudo ocorreu dentro do previsto

22:54 | 18/02/2019
O avião em solo fazia taxiamento (Foto: Reprodução/Whatsapp)
O avião em solo fazia taxiamento (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Aeronave da companhia Gol precisou arremeter para evitar colisão com avião da Azul, em pista do Aeroporto de Fernando de Noronha. As imagens foram feitas na tarde desse domingo, 17.

O piloto da aeronave 737 da Gol precisou arremeter (tomar altitude novamente) quando se aproximava do solo durante procedimento de pouso, já que havia outro avião na pista, taxiando.

Em nota, o Comando da Aeronáutica (Comaer) declarou à imprensa que, apesar de parecer perigosa, a manobra está “dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo”.

A Azul ressaltou que “a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso”.

A GOL também garantiu que se trata de uma medida considerada normal. “Após a liberação da pista, o comandante efetuou nova aproximação, pousando às 16h39min, em total segurança.”

“Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de serviço de informação de voo. Nessa modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias para uma operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase, qual o procedimento será utilizado e, inclusive, em qual pista vai realizar a decolagem ou o pouso. As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso”, declarou o Comaer.

Lucas Braga