PUBLICIDADE
Notícias
Transporte aéreo

Saiba como consultar se a aeronave que você vai viajar está regular

Anac disponibiliza para os usuários informações online sobre certificados de matrícula e de aeronavegabilidade

16:34 | 13/02/2019
A consulta do Rab é feita pela internet (Foto: Turkish Airlines/Divulgação)
A consulta do Rab é feita pela internet (Foto: Turkish Airlines/Divulgação)

Você já pensou em consultar se o transporte aéreo que vai viajar está regular? A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permite que o usuário acesse informações de todas as aeronaves pela internet, uma vez que o controle é feito pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (Rab).

De acordo com a Anac, o Rab controla marcas de matrícula e nacionalidade, emite certificados de matrícula e de aeronavegabilidade, reconhece direitos reais e de uso, aquisição de domínio na transferência de propriedade, cancelamento de matrículas, registros, inscrições, averbações e fornecimento de certidões.

Para ter acesso as informações, o usuário terá que pesquisar por Rab Online, no Google, e, já dentro do site da Anac, inserir a matrícula da aeronave, que se encontra na parte lateral do transporte e é composta por cinco letras.

Imagem do processo a ser seguido pelo usuário
Imagem do processo a ser seguido pelo usuário (Foto: (Foto: Reprodução/ANAC))

Na última segunda-feira, 11, como consta no Rab Online, o helicóptero, que provocou a morte do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci, não tinha autorização para fazer táxi aéreo. Segundo a Anac, a dona da aeronave, a RQ Serviços Aéreos Especializados, só tinha autorização para fazer serviços como aerofotografia e aerofilmagem.

O helicóptero caiu na Rodovia Anhanguera, na região do Rodoanel, em São Paulo.

Walber Freitas