Família de piauiense morto nos EUA realiza campanha para trazer corpo ao Brasil
Tulio de Giovanni Lima Viana faleceu em acidente de carro na madrugada do último sábado, 9. O irmão dele continua em estado grave
Atualizada em 13/2/2019, às 10h12min
Em uma viagem em família, Tulio de Giovanni Lima Viana e os pais foram ao Estados Unidos para visitar o irmão, Tomé, que morava em São Francisco há cerca de quatro anos. Um acidente de carro tirou a vida de Túlio no último sábado, 9, e deixou Tomé em estado grave. A família agora realiza uma campanha para arrecadar dinheiro para trazer o corpo de Túlio de volta ao Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Piauiense, Tomé morava há cerca de quatro anos em São Francisco, cidade do estado norte-americano da Califórnia. Ele recebia a visita da família, que ainda morava no Brasil. Túlio, seu irmão mais novo, é estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e estava de férias quando viajou com os pais aos EUA.
Em um registro publicado em sua página pessoal do Instagram, Túlio compartilhou uma foto tirada por Tomé em que os dois aparecem acompanhados dos pais sob a legenda "Completo, minha família minha vida". A imagem foi publicada no dia 20 de janeiro.
Na madrugada do último sábado, 9 de fevereiro, os dois irmãos voltavam de uma festa quando o carro que Tomé dirigia, um Toyota Prius, se chocou frontalmente com uma picape Chevrolet Silverado.
Em entrevista à rede de televisão local CBS, um representante da Patrulha Rodoviária da Califórnia (California Highway Patrol) informou que Túlio foi lançado para fora do carro com o impacto. Ele morreu no local do acidente. De acordo com a reportagem, uma jovem de 23 anos chamada Megan Cota também faleceu no acidente. Ela era de São Francisco.
O carro que Tomé dirigia seguiu por cerca de 6 km na contramão, até se chocar com a picape. Por ser uma autoestrada, os carros transitavam em alta velocidade no momento da colisão. Os dois ocupantes do Chevrolet não sofreram ferimentos graves.
Ao saber do falecimento de Túlio, a UFPI, universidade onde ele estudava, publicou uma nota de pesar, comunicando e lamentando o fato. "Detalhes de velório e sepultamento ainda não foram informados porque o acidente ocorreu fora do País. A UFPI manifesta solidariedade com toda a família e amigos", dizia um trecho da nota.
Em conversa com O POVO Online, Viviane Lima, tia de Tomé, informou que ele está estável e em coma induzido. As cirurgias são realizadas enquanto ele ainda está sedado, para evitar realizar mais procedimentos depois dele acordar. O jovem já passou por duas cirurgias na cabeça, uma no tórax e uma na perna, que quase foi amputada, mas teve o reimplante bem sucedido.
Na quinta-feira, 14, ele deve passar por mais duas cirurgias, uma no braço e outra na bacia. Segundo Viviane, os médicos não divulgam notícias tão frequentemente quanto os brasileiros, mas dão informações sobre o quadro geral do paciente que, até agora, é positivo.
De acordo com as informações divulgadas pela família, o translado dos Estados Unidos até São Paulo está orçado em US$ 8 mil, o que equivale a quase R$ 30 mil. Há ainda o valor, não calculado, do traslado de São Paulo para Teresina. Além disso, todo o dinheiro da viagem havia sido depositado na conta de Túlio, morto no acidente, o que torna impossível a retirada nesse momento por imperativo legal.
As doações estão sendo recebidas por meio do Banco do Brasil (Agência: 5605-7. Conta corrente: 763.796-9. CPF: 327.768.293-53. Titular: Giovanni Meneses Viana) e pela Caixa Econômica Federal (Agência: 2183. Operação: 013. Conta: 00514055-6. Titular: Kennedy Ferreira Lima), que são as contas do pai e do tio dos dois, respectivamente. Além disso, uma "vaquinha" foi criada por meio do site de contribuições online.
A família também reforçou que a colaboração não é só financeira, "pedimos orações para a alma do nosso amigo, pela recuperação do seu irmão Tomé e para que seus amigos e familiares tenham força nesse momento. Qualquer valor é bem vindo, o importante é ajudar".
Serviço
Translado do corpo de Tulio de Giovanni Lima Viana de volta ao Brasil e ajuda à família
Dados para ajudar:
Banco do Brasil
Agência: 5605-7
Conta corrente: 763.796-9
CPF: 327.768.293-53
Titular: Giovanni Meneses Viana (pai)
Caixa Econômica Federal
Kennedy Ferreira Lima (tio)
Agência: 2183
Operação: 013
Conta: 00514055-6
Site de contribuições online clicando aqui
Izadora Paula
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente