Participamos do

Halep bate Pliskova e Romênia derruba República Checa na Fed Cup

21:51 | Fev. 10, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
No duelo mais esperado desta rodada de abertura da Fed Cup, Simona Halep bateu Karolina Pliskova neste domingo e ajudou a Romênia a derrubar a poderosa República Checa, na casa das rivais, em Ostrava. As checas são as atuais campeãs da tradicional competição entre países e levantaram o troféu em seis das últimas oito edições.
O dia começou em Ostrava com Halep superando Pliskova por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7 e 6/4, em um confronto que reuniu duas ex-líderes do ranking. Na sequência, a equipe checa empatou a série em 2 a 2 com o triunfo de Katerina Siniakova sobre Mihaela Buzarnescu por 6/4 e 6/2.
A série melhor de cinco jogos, então, precisou ser decidida no jogo de duplas. E as romenas fizeram a diferença com Irina-Camelia Begu e Monica Niculescu superando Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova por 6/7 (2/7), 6/4 e 6/4.
O resultado levou a Romênia às semifinais do Grupo Mundial I, que reúne os principais times do mundo. A próxima adversária das romenas serão as francesas, que eliminaram as belgas por 3 a 1 na série finalizada neste domingo.
Jogando na quadra dura e coberta da cidade belga de Liège, Caroline Garcia bateu a local Elise Mertens por 6/2 e 6/3. O resultado já garantiu o triunfo das visitantes por 3 a 0, o que evitou o quarto confronto de simples. Jogaram, porém, a partida de duplas, em que as belgas faturaram seu ponto de honra. Ysaline Bonaventure e Kirsten Flipkens venceram Fiona Ferro e Pauline Parmentier por 6/3, 3/6 e 10/6.
A outra semifinal terá a Bielo-Rússia e a Austrália. As bielo-russas eliminaram a equipe alemã, desfalcada de Angelique Kerber, por 4 a 0, na quadra dura e cobertura da cidade alemã de Braunschweig. Depois de abrir 2 a 0 no sábado, a Bielo-Rússia sacramentou o triunfo com a vitória nas duplas. Victoria Azarenka e Lidziya Marozava bateram Mona Barthel e Anna-Lena Groenefeld por 6/1, 0/6 e 11/9.
Na sequência, o domínio das visitantes foi confirmado pelo triunfo de Aryna Sabalenka sobre Laura Siegemund por duplo 6/1. O quinto jogo, de simples, não foi disputado.
Em Asheville, nos Estados Unidos, as anfitriãs também se deram mal neste fim de semana. Sem as irmãs Williams e nem a participação de Sloane Stephens, o time da casa foi derrotado pela Austrália por 3 a 2, somente no último jogo, de duplas.
Antes, após o empate por 1 a 1 no sábado, a Austrália desempatou com a vitória de Ashleigh Barty sobre Madison Keys por 6/4 e 6/1. Em seguida, as donas da casa empataram novamente, com Danielle Collins superando Daria Gavrilova por 6/1, 3/6 e 6/2. Nas duplas, então, o desempate final veio com o triunfo de Barty e Priscilla Hon sobre Collins e Nicole Melichar por 6/4 e 7/5.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente