Participamos do

Projeto que proíbe mendicância e malabarismo nas ruas é aprovado na Câmara de Guarujá

Autor do projeto justifica que proposta visa reduzir o trabalho infantil, a mendicância e as práticas de malabarismo. Texto aguarda por sanção do prefeito
21:28 | Dez. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Práticas comuns entre pessoas em situação de vulnerabilidade podem ser banidas em Guarujá, São Paulo. Foi aprovado na Câmara de vereadores do município nessa terça-feira, 11, projeto de lei que visa proibir práticas de mendicância e de malabarismos nas ruas da cidade. Texto aguarda sanção do prefeito Válter Suman (PSB).
  
De autoria do vereador Pastor Sargento Marcos (PSB), a medida se apoia em combater três práticas. Seriam elas: o trabalho infantil, a mendicância e as práticas de malabarismo. Quanto a realização desta última, por ser realizada com objetos pontiagudos, cortantes e fogo, ela prejudicaria diariamente o fluxo normal do trânsito. “E coloca em perigo, motoristas, transeuntes e o próprio praticante”, relata o parlamentar.
  
No texto da proposta, o vereador diz acreditar que o conjunto de órgãos públicos e de segurança podem “combater as práticas”. Fiscalização e infração deverão ser feitas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e – caso irregularidade seja comprovada – a Polícia Militar será acionada para apreensão de materiais. Quanto ao município, caberá abrir processo administrativo e notificar infrator.
  
“O infrator será advertido com medida acautelatória dos interesses da administração fiscal, garantindo o contraditório e a ampla defesa”, assinala o pastor. Ele pontua ainda dizendo-se não ser contra atividade artística e cultural lucrativa. “Porém, existem locais para tais apresentações que promovem a segurança de todos”, escreve.
  
  
Autor do projeto
  
Marcos Pereira de Azevedo, conhecido como Pastor Sargento Marcos (PSB), tem 52 anos. Nascido do Rio de Janeiro, é casado, militar reformado e religioso. Foi eleito com 1.705 votos, em 2016. Nas redes sociais, mostra-se entusiasta e apoiador do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente