Participamos do

Só contexto político como argumento pode ser "casca de banana", diz professora de redação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"
15:49 | Nov. 04, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]"Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", esse foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Fugindo um pouco ao padrão do exame, de tratar sobre temáticas sociais, a professora de redação do "Descomplica", Carol Achutti, conversou com O POVO Online e comentou que o aluno deve tomar cuidado na hora de desenvolver a redação.
 
 
"É um tema bem político. O aluno precisa tomar cuidado, pois é diferente do que vinha sendo realizado nos outros exames. Acho que não é surpresa, por ser um tema atual e muito debatido, mas foi uma inovação", diz Carol.

[SAIBAMAIS]Ainda de acordo com a professora, primar por abordagem mais generalista sobre o tema, dando contexto, para depois partir para uma análise mais casuísta é o mais indicado.

A especialista em redações ainda conta que "casca de banana" do tema é acabar usando somente o contexto político do País como argumentos. "Fake news, eleições, são possíveis caminhos. Mas o candidato deve ter cuidado para acabar não fugindo do tema".

"Como essa manipulação acontece, até mesmo como fazemos com as nossas redes sociais", também são dicas de argumentos passados por Carol Achutti.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente