Participamos do

Saída de cubanos do Mais Médicos causará "irreparáveis prejuízos", diz FNP

Nota ainda é assinada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
13:33 | Nov. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Prefeitos e secretarias da Saúde lançaram nota de apelo para o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) após o governo cubano anunciar que vai retirar médicos do programa Mais Médicos. A atitude cubana foi motivada, segundo nota do Ministério da Saúde Pública do País, por declarações de Bolsonaro.

[SAIBAMAIS]No texto divulgado nessa quarta-feira, 14, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) lamentaram o fim da cooperação e alertam "o Governo recém-eleito para os iminentes e irreparáveis prejuízos à saúde da população, inclusive para a parcela que não é atendida pelo Mais Médicos".
 
"A FNP e o Conasems pedem a revisão do posicionamento do novo Governo, que sinalizou mudanças drásticas nas regras do programa, o que foi determinante para a decisão do governo de Cuba. Em caráter emergencial, sugerem a manutenção das condições atuais de contratação, repactuadas em 2016, pelo governo Michel Temer, e confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal, em 2017", escrevem as entidades.

Para prefeitos e secretários representados, "o cancelamento abrupto dos contratos em vigor representará perda cruel para toda a população, especialmente para os mais pobres". "Não podemos abrir mão do princípio constitucional da universalização do direito à saúde, nem compactuar com esse retrocesso", ressaltam. 
 
Leia a nota na íntegra neste link
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente