Participamos do

Após polêmica, SBT retira do ar vinheta com referência a slogan da ditadura

Em uma das mensagens, a frase "Brasil: ame-o ou deixe-o" era dita pelo narrador ao fim do vídeo
19:31 | Nov. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) retirou do ar vinhetas com músicas e frases temáticas da ditadura militar no Brasil (1964-1985), após reação negativa nas redes sociais. Em uma das mensagens, a frase "Brasil: ame-o ou deixe-o" era dita pelo narrador ao fim do vídeo. A frase era comum durante a repressão aos movimentos sociais contrários à ditadura.
 

Segundo nota da assessoria de imprensa do STB, a vinheta foi tirada do ar pois "a emissora cometeu um equívoco de não se atentar que este bordão foi forte na época do regime militar. A ideia das vinhetas são para dar mensagem de união, esperança e otimismo aos telespectadores brasileiros e aos que não são, porém vivem no País".

A reação nas redes sociais foi intensa. As críticas foram ao tom que remetia ao tipo de nacionalismo da ditadura militar. Os vídeos também apresentam imagens de pontos turísticos brasileiros ao som de músicas como o Hino Nacional e a marchinha Pra Frente Brasil. Encerrando a vinheta, um locutor varia nas afirmações: "Brasil de encantos mil", "Brasil, pátria amada", "Eu te amo, meu Brasil" além da polêmica "Brasil: ame-o ou deixe-o".

Informações apuradas pelo site Notícias da TV indicam que a elaboração da vinheta e seu conteúdo tenham partido de Silvio Santos, que costuma se posicionar como apoio ao presidente, independentemente do partido.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente