Participamos do

Morre João W. Nery, 1º homem transexual operado do Brasil

João enfrentava o câncer desde 2017
22:33 | Out. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
 
Faleceu nesta sexta-feira, 26, João W. Nery, o primeiro homem transexual operado do País. Desde 2017 em luta contra o câncer, João revelou em setembro deste ano que o câncer havia chegado ao cérebro. A notícia da morte foi confirmada pela esposa dele, Sheila Saleswi, à revista Claudia.

Em comunicado antes de falecer, João W. Nery pediu para que homens trans não deixassem a luta e que estivessem mais unidos.

“Se unam, não oprimam os nossos irmãos oprimidos, já por tanta transfobia e sofrimento. Um transmasculino não precisa ser sarado, nem ter barba, nem se hormonizar ou ter pênis para se operar. Basta saber quem são e que sente do gênero masculino. Vamos nos respeitar, nos unir, nos fortalecer e, sobretudo, ensinar os homens cis o que é ser um homem sem medo do feminino”, declarou.

Hospitalizado no último dia 6 de outubro com insufiência respiratória, João chegou a mostrar evolução em seu quadro clínico. Ele gravou um vídeo para ser transmitido no 23º Prêmio Claudia, em que concorreu e ganhou por votação na categoria "Eles Por Elas". Por conta da doença, ele foi representando no evento pela cartunista Laerte.

Ele deixa a esposa e um filho. Existe um projeto de lei, dos deputados Jean Wyllys e Erika Kokay, intitulado João W. Nery. O PL 5.002 prevê que “toda pessoa poderá solicitar a retificação registral de sexo e a mudança do prenome e da imagem registradas na documentação pessoal, sempre que não coincidam com a sua identidade de gênero auto-percebida”.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente