Participamos do

Faltam menos de três meses para o Enem; veja dicas de como se preparar para o exame

As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro
10:12 | Ago. 13, 2018
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Faltam 83 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. Nesse período que antecede a prova, professores aconselham os participantes a intensificarem os estudos, mas sem esquecer de cuidar da questão psicológica.
 
Para o professor de história João Júnior, da escola Adauto Bezerra, além de o exame ser a porta de entrada para a universidade, o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos.
 
O docente ressalta que é importante estudar provas anteriores, para ter uma base de como será o exame. “Além da questão do conteúdo, é possível ter um parâmetro de como será a realização da prova. O aluno pode sentir o clima de fazer o Enem e ficará bem mais preparado”, afirma. João diz que é importante não deixar para estudar em cima da hora. “Não será possível recuperar o tempo perdido em apenas um mês”, destaca.
 
De acordo com Eduardo Valladares, coordenador pedagógico do Descomplica, o tempo ideal de preparação para realizar a prova é de nove meses, mas com organização é possível dimuir esse período. “Costumo dizer que existem pilares necessários nesse processo: treino, estratégia, performance e resultado. Simular situação de prova, avaliar o ritmo na resolução dos exercícios e medir índice de progresso nos estudos são grandes diferenciais”, destaca.
 
Eduardo Valladares diz que, além de estudar as matérias em que o discente sente mais facilidade, é preciso dar atenção àquelas que enfrentam certa resistência para aprender. “Dessa forma, vai haver a garantia dos pontos importantes nas disciplinas em que o aluno tem certa aptidão natural e o desenvolvimento dos pontos de atenção nas outras que podem ser decisivas", diz.
 
Confira as dicas sugeridas pelos especialistas entrevistados pelo O POVO Online

1- Fazer um cronograma de estudo
 
Com atenção para as matérias que possuem mais aptidão, mas sem esquecer daquelas que enfrentam certa resistência para compreender.
 
2- Fazer pelo menos duas redações por semana
 
A redação é avaliada em cinco competências e cada uma vale até 200 pontos. É interessante exercitar bastante. O canal do Facebook Descomplica realiza, na terça-feira, 14, transmissão ao vivo sobre o possível tema de redação do Enem: Os limites do humor no mundo contemporâneo.
 
3- Trabalhar a questão psicológica
 
Atividades de concentração podem ser uma boa opção.

4-  Resolver provas das edições anteriores
 
Além da questão do conteúdo, o aluno tem a oportunidade de sentir um pouco do clima de fazer o Enem.
 
5- Cuidar da rotina
 
Cuidar da alimentação e do descanso pode ajudar no desempenho na prova.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente