Participamos do

Boticário é alvo de críticas e recebe 17 mil "dislikes" após comercial com família negra

Publicado no último dia 26, o comercial já teve mais de 17 mil "deslikes" e 97 mil curtidas no Youtube. Nos comentários, pessoas reclamam a "falta de diversidade" do material
15:23 | Jul. 31, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Com o intuito de mostrar o relacionamento familiar, a marca O Boticário lançou uma campanha audiovisual para o Dia do Pais (12 de agosto). O vídeo, entretanto, alcançou grande número de reações negativas pelos internautas, que criticaram a escolha dos personagens para o vídeo. O motivo: a família retratada no anúncio era negra. 

Publicado no último dia 26, o comercial já teve mais de 17 mil "deslikes" e 97 mil curtidas no Youtube. Nos comentários, pessoas reclamam a “falta de diversidade” do material. "Pouco criativa e racista. Vamos misturar essa família aí", diz um comentário. "O Boticário só fabrica perfume para afros? Acho que estou usando a marca errada", reclama outro. “Por que não tem uma pessoa branca no comercial? Não são direitos iguais?”, indagou outra.

A marca utilizou as redes sociais para se posicionar contra os comentários racistas. Lançando a hashtag #RepresentatividadeImporta no Facebook, eles publicaram a seguinte nota: “Você viu nossa campanha do Dia dos Pais? A gente tem orgulho dela! Ela é protagonizada por uma família linda, divertida, negra e tão especial quanto a sua. O mais legal é que ela representa mais de 50% da população do nosso país. Existem vários tipos de família e todas elas importam! A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém”, diz.

Na conta do Instagram, a marca postou um vídeo escrito "Representatividade Importa. Respeite a diversidade", ilustrado com emojis brancos e negros. Em uma das publicações, o comentário “Esperamos que isso não cause mais nenhum estranhamento.”

[FOTO2]A empresa também utilizou o Twitter para se pronunciar, lancando a hashtags com emojis diversos representando famílias. 

Para além das reações negativas, o vídeo tem diversos comentários enaltecendo a campanha. Internautas também utilizaram as redes para mostrar apoio e criticar os comentários racistas. “Como pai negro, me senti homenageado (pela primeira vez). Espero ganhar um O Boticário”, desabafou um. “Já disse para meu marido que o presente dele será O Boticário. Sempre amei os produtos, e agora então que gosto mesmo”, elogiou outra. “Racistas não passarão”, diz outra. 
 
Veja o vídeo. 
[VIDEO1] 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente