Participamos do

Presidente da OAB em Brasília é denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro

O dono da empresa J&F, Joesley Batista, também está envolvido no caso
22:18 | Mai. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), Juliano Costa Couto, por participar de esquema de corrupção para o vazamento de informações do MP em benefício do grupo J&F, segundo informações do G1. O presidente foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Em defesa, Costa Couto afirmou nunca ter sido contratado para atuar em nenhuma operação ou interesse do grupo J&F nem ter cometido algum tipo de ilegalidade.

Além do presidente da OAB-DF, foram denunciados o dono da J&F, Joesley Batista, e o executivo da empresa, Francisco de Assis, o publicitário André Gustavo Vieira, o procurador da República Ângelo Goulart Vilella e o advogado Willer Tomaz de Souza. Ainda conforme apuração do portal, eles foram denunciados por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, embaraço a investigações e violação de sigilo funcional com o objetivo de favorecer o grupo de Joesley Batista. 

De acordo com a denúncia, o valor da propina paga pela J&F foi de R$ 3,7 milhões, por meio de contrato fictício de advocacia, para que o procurador passasse informações da operação Greenfield, que investigou fraudes em fundos de pensão. O presidente da OAB-DF teria ficado com um terço da quantia para ajudar a corromper o procurador.

O documento foi apresentado ao Tribunal Regional Federal da 1ª região, com sede em Brasília, com relatoria da desembargadora Mônica Sifuentes, que deverá submeter a acusação à Corte Especial do tribunal.

Defesa
A defesa de Joesley Batista disse que a denúncia não pode ser recebida enquanto o STF não se manifestar sobre a rescisão do acordo de colaboração dele com a Procuradoria-Geral da República. 

O G1 tentou entrar em contato com o ex-procurador Angelo Goulart Villela, com o publicitário André Gustavo Vieira, e com o ex-executivo da J&F, Francisco de Assis, mas não obteve retorno.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente