Participamos do

Menina de 11 anos transforma becos de favela do Recife em salas de aula para crianças

11:02 | Mai. 11, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Stheffany Rafaela da Silva, 11, dá aulas de reforço a outras crianças da favela Roda de Fogo, zona oeste de Recife, simplesmente pelo prazer de ajudar. A garota sonha em cursar uma faculdade para poder ensinar Matemática. Cerca de 15 meninos e meninas se reúnem em becos da localidade todos os dias.

O que hoje é coisa série começou como brincadeira no ano passado, quando uma amiga da garota resolveu brincar de "escolinha". Meses depois, a menina teve a ideia de levar para a realidade, quando a amiga se mudou da favela. 

“Dou aula de todas as matérias, todos os dias. Não escolho apenas um assunto para dar aula. Fazemos sempre todas as que temos nos livros, no tempo que dá. E todo mundo vem, raramente alguém falta. Exceto na sexta-feira”, relata a pequena professora em entrevista ao portal G1 Pernambuco.
[FOTO2]
A maioria dos alunos tem menos de dez anos. Alguns tem 12 anos e são até mais velhos que Stheffany, que não deixa a idade ser um obstáculo. No colégio público em que estudava, a garota ficou conhecida pelas aulas e logo chamou atenção de uma pessoa que se sensibilizou, e custeou uma bolsa em escola particular da região para a menina. 

A moradora da comunidade Roda de Fogo começou no colégio no fim de abril. Sua mãe, Rafaela da Silva, se orgulha da realização dos sonhos da filha. De acordo com ela, a menina sempre gostou de estudar. 

Sem muitos recursos, os momentos de ensino acontecem com a ajuda de moradores da região, que doam materiais e comida para os estudantes. Stheffany encontra lazer nos estudos e ainda acha tempo para fazer aulas de dança, natação e artesanato.
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente