Participamos do

Empresário é preso no Recife durante operação da Polícia Federal

Outro empresário foi alvo de mandado de prisão no Recife, mas foi detido na Paraíba; Ambos podem ter envolvimento com o tráfico internacional de droga
15:17 | Mai. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Um empresário foi preso no Recife, na manhã desta terça-feira (15), após cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva expedidos na Operação Efeito Dominó, da Polícia Federal (PF). A ação é um desdobramento da Operação Spectrum, que desarticulou uma estrutura estabelecida para o tráfico internacional de drogas em 2017. 

Segundo a PF, três mandados de busca e apreensão, sendo dois deles acompanhado de prisão preventiva, foram expedidos para residências no bairro de Boa Viagem e para uma empresa que atua no ramo de blindagem de veículos no bairro da Imbiribeira, ambos na zona sul da capital pernambucana. O outro empresário, alvo da operação, foi preso em João Pessoa, Paraíba, enquanto viajava a negócios naquela cidade. 
[SAIBAMAIS]
Um dos que recebeu o mandado de prisão preventiva foi o doleiro Edmundo Gurgel Junior, que já foi alvo da PF na investigação da Operação Farol da Colina, no Caso Banestado. Segundo a PF, o outro alvo do mandado de prisão preventiva estava tentando fugir para os Estados Unidos, onde tem família, mas a Polícia Internacional invalidou a passagem dele e caçou o visto americano para impedir a sua entrada no país.

Nas buscas, foram apreendidos R$ 40 mil reais, diversos documentos fiscais na empresa de blindagem de veículos e, no endereço residencial, apenas alguns documentos. Todo material apreendido será encaminhado para a Polícia Federal em Curitiba, junto com o preso que embarcará, por volta das 17h, em voo de carreira através do Aeroporto dos Guararapes.

Efeito Dominó

Durante a operação, cerca de 27 toneladas de cocaína foram apreendidos. Segundo a PF, a droga apreendida equivale a aproximadamente 140 milhões de dólares. A ação da Polícia Federal também resultou na prisão de um doleiro que já era investigado pela Lava Jato. 

Na manhã desta terça-feira, ao menos 90 policiais cumprem 26 ordens judiciais, sendo 18 de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e três de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente