Participamos do

É mentira que o Governo irá cortar o sinal de internet no Brasil

Em meio às paralisações dos caminhoneiros, informações falsas começaram a ser propagadas por meio de redes sociais e estão provocando pânico na população
22:46 | Mai. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
É mentira que o Governo Federal pretende cortar o sinal de internet no Brasil para evitar a comunicação entre os manifestantes. A mensagem falsa é propagada em redes sociais e pelo Whatsapp desde segunda-feira, 21, primeiro dia de paralisação da categoria. 
[SAIBAMAIS]
Tanto o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) quanto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já negaram ter capacidade e interesse de executar tal medida.  

Para um possível bloqueio nacional da rede de dados, além de articulação com as operadoras, seria necessário ordem judicial, como ocorreu nos casos em que o serviço do Whatsapp foi suspenso. 

A legislação brasileira também garante liberdade de comunicação, expressão e manifestação. Ações contrárias a isso seriam facilmente deslegitimadas sob argumento de inconstitucionalidade. 
 
Telefonia
 
Conforme alertaram as operadoras, há temor de que as manutenções de redes poderão ser comprometidas, mas a falha está relacionada à falta de combustível nos veículos das empresas. Além disso, se medidas emergenciais não forem tomadas, serviços de reparo não poderão ser realizados, de acordo com o site tecnoblog.
 
As operadoras encaminharam à Anatel nesse domingo, 27, uma solicitação para que a frota de veículos utilizada na manutenção das redes tenha prioridade no abastecimento. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente