Participamos do

Campanha de prefeitura com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' provoca polêmica

"Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua" foi a mensagem usada pela prefeitura para "alertar sobre o planejamento familiar", no Rio Grande do Sul
16:43 | Mai. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
“Só tenha os filhos que puder criar”. Esta é a mensagem usada pela Prefeitura de Quaraí, no Rio Grande do Sul, para falar sobre o planejamento familiar, em um outdoor colocado em frente ao hospital municipal. Campanha, no entanto, não aborda a temática como questão de saúde pública e desconsidera o contexto socioeconômico determinante para a população pobre ao generalizar, de acordo com a opinião pública.

O caso provocou discussões nas redes sociais. A peça publicitária diz ainda que, só deve ter filhos, quem tiver "condições, pessoais, emocionais e econômicas" para tê-los. Publicada em novembro de 2017 no Facebook, a foto do outdoor ainda divide opiniões. Mais de 125 mil pessoas compartilham a publicação. 
 
Em entrevista ao portal G1, a secretária municipal da Saúde, Fabiana Saldanha, alegou que não há uma homogeneização e que o objetivo era somente alertar a sociedade sobre “a escolha do método contraceptivo”. 
   
Uma usuário disse que acreditava que, antes de realizar esta campanha, “é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso, e aulas de educação sexual na escola", publicou. Já a moradora que publicou a imagem, Sinara Fernandez, de 50 anos, disse ao G1 que achou a iniciativa “um exemplo a ser seguido".
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente