Participamos do

Marca brasileira lança coleção que lembra roupas nazistas e é hostilizada

A Cruz de Ferro e roupas com características militares não foram bem recebidas por lembrar o período de genocídio da Segunda Guerra Mundial
13:24 | Abr. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A coleção "Noite de Berlim", da marca catarinense Lança Perfume, provocou revolta nas redes sociais ao usar símbolos que lembram o nazismo em suas roupas. Com inspiração na história alemã, a marca afirmou que a Cruz de Ferro e vestimentas militares foram escolhidas para compor a coleção após extensa pesquisa sobre seus significados. A loja afirmou ainda, em nota, que repudia o nazismo e fascismo.
 
A Cruz de Ferro era medalha de condecoração militar no Reino da Prússia desde 1813. Entretanto, no período do nazismo, o símbolo ganhou suástica no centro. O redesenho da medalha foi feito por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, a Cruz de Ferro não foi mais usada para homenagear militares, já que a medalha lembrava a época do genocídio causado pela Alemanha. 
 
[FOTO2]  
Em sua página do Facebook, a grife expressou que os aspectos da cultura alemã utilizados iam desde características do punk, da androginia até a história pós-queda do Muro de Berlim. A marca chegou a afirmar no texto que as observações postadas na internet por pessoas que estavam incomodadas com o uso dos símbolos seriam feitas "com base em desconhecimento, desinformação e preconceito".
 
[VIDEO1]  

Mesmo após a explicação lançada pela loja, os usuários da rede social não deixaram de protestar contra o tema da coleção. "Se tanta gente entendeu assim, tenham o mínimo de bom senso e voltem atrás. Preconceito é o de vocês, usando simbolo nazista como se não fosse nada”, dizia um dos comentários. 
[VIDEO2] 
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente