Participamos do

Bode Iôiô será tema de escola de samba que retratou Temer como vampiro no Carnaval

O animal, eleito vereador de Fortaleza em 1922, vai virar enredo da Paraíso da Tuiuti, que puxará um desfile sobre voto consciente
10:54 | Abr. 05, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Provavelmente um dos animais mais famosos da história do Ceará, o Bode Iôiô, figura carimbada do folclore cearense, será tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti no ano que vem. O animal ganhou tanta fama que acabou sendo eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato protesto da população. A Tuiuti pegará esse gancho e puxará um desfile que defenderá a importância do voto consciente. Informações são do portal O Globo.

Atual vice-campeã do Carnaval carioca, a escola foi destaque neste ano pelo forte tom político do enredo "Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?" e por retratar Michel Temer com um vampiro. 

Ioiô, um "retirante" que teria chegado a Fortaleza fugido da seca de 1915, perambulava pelas rua do Centro de Fortaleza, no auge da boemia cearense, bebendo cachaça e até levantando as saias de mulheres, segundo contam as lendas. Após sua morte em 1931, consumada, segundo o imaginário popular, por cirrose de tanto beber, o animal foi embalsamado e doado ao Museu do Ceará, onde está exposto até hoje. 

A escola de samba fará o anúncio oficial do enredo, ainda sem nome, nesta sexta-feira, 6. A proposta é manter a essência crítica na temática, como foi neste ano com alas que retratavam a escravidão e faziam fortes críticas à política brasileira e à reforma trabalhista. 
 
Redação O POVO Online  
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente