Participamos do

Confirmado que açaí consumido por família estava contaminado com doença de Chagas

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmaram a presença do parasita transmissor da doença de Chagas em amostra
22:19 | Mar. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Uma família que contraiu doença de Chagas em Lábrea, no Amazonas, teve a confirmação de que o parasita estava presente em açaí consumido pelas pessoas.

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas comprovaram a presença do transmissor em amostra de açaí analisada.

A Secretaria de Saúde do estado confirmou que as sete pessoas da mesma família foram infectadas com a doença e são monitoradas desde janeiro, quando o caso foi notificado. A secretaria ainda informou que é a primeira vez que é comprovada cientificamente a presença do protozoário causador da doença no alimento.

Por meio de nota, a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas informou que ações de conscientização de produtores de açaí serão reforçadas.

Em 2010, testes científicos provaram que o protozoário causador da doença de Chagas pode sobreviver na polpa do açaí mesmo em temperaturas de até -20°C. Os resultados foram publicados na revista especializada Advances in food and Nutrition Research.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente