PUBLICIDADE
Notícias

Último dia do Sisu: veja como aproveitar a nota

Especialista sugere estratégias para aproveitar a nota do Enem e conseguir entrar no curso desejado no Sisu deste ano

21:10 | 25/01/2018
Estudantes na Reitoria da UFC
Estudantes na Reitoria da UFC

[FOTO1]

Esta sexta-feira ,26, é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que já registrou 3.510.592 inscrições até as 18 horas desta quinta. Por isso, é preciso ficar atento quanto às notas de corte do curso desejado para conseguir a vaga. Para buscar vagas nas universidades por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos têm até as 22h59min (horário de Fortaleza) da sexta para submeter duas opções de cursos que desejam estudar em 2018.

Suillan Gonzalez, colaboradora do Ministério da Educação (MEC) e professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, afirma que o estudante precisa ser estrategista. Para ela, uma das formas é ver as notas de corte dos anos anteriores. “É preciso observar bem. Até mesmo o turno influencia. Normalmente, os cursos noturnos são mais concorridos que os cursos da manhã”.

Outra dica é entrar em um curso correlato ao desejado e fazer transferência interna. “Se um estudante quer Medicina, mas percebe que não vai conseguir, uma saída é entrar em um curso de áreas correlatas, como enfermagem, fisioterapia, e tentar transferência”, sugere a professora. Segundo Suillan, a concorrência interna na universidade é muito menor em relação à concorrência ampla encontrada no Sisu. “O estudante pode entrar em um curso correlato ao desejado, cursar as disciplinas, tentar adiantar as que também são ministradas na primeira opção e aproveitar quando uma vaga ociosa surgir”, aconselha.
[SAIBAMAIS]

Candidatos

O candidato Yago Oliveira, 18 anos, tenta conseguir, por meio do sistema de cotas, entrar no curso de publicidade e propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mesmo com a nota de corte aumentando, Yago se diz confiante. “Apesar do medo, vou insistir e esperar a lista de espera”, afirma caso não obtenha êxito neste primeiro momento. Até às 18 horas desta quinta, as universidades cearenses já registravam 206.690 inscrições.  

O candidato Jefté Martins, que tenta o Sisu pela 4ª vez, está confiante na aprovação no curso de Sistema e Mídias Digitais da UFC. Com a boa colocação na ampla concorrência, candidato afirma que “se deu ao luxo” de providenciar a documentação necessária para a matrícula. Caso fique de fora, o candidato revela que “a estratégia é ficar inscrito em uma cota com nota de corte mediana para não chamar atenção das pessoas de outras cotas e, caso não passe, a lista de espera é uma saída porque as pessoas estão migrando para cursos com notas de corte menor”.

Mais procurados

O curso mais procurado é o de Medicina. Segundo o MEC, a opção recebeu 219.300 inscrições.

Veja a lista com os 10 cursos mais procurados até esta quinta, 25, às 18 horas:

Medicina: 219.300 inscrições
Direito: 201.539
Administração: 185.813
Pedagogia: 159.205
Enfermagem: 120.999
Educação Física: 120.524
Psicologia: 94.203
Ciências Biológicas: 87.806
Ciências Contábeis: 79.532
Veterinária: 71.679

Redação O POVO Online

TAGS