Participamos do

Inscrições do Sisu começam hoje com 239 mil vagas para universidades públicas; confira cronograma

Os estudantes podem se candidatar até esta sexta-feira, 26
10:01 | Jan. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se tornou a principal maneira de entrar nas universidades públicas no Brasil. Utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem se inscrever para concorrer a mais de 239 mil vagas em 130 instituições, como universidades, institutos federais e instituições estaduais. No Ceará, 9.817 vagas estão destinadas ao Sisu, distribuídas em 27 cidades.  O processo começou nesta terça-feira, 23, vai até sexta-feira, 26.

Poderão participar alunos que tiraram acima de zero na nota da redação. Os estudantes também utilizarão o número de inscrição e senha do exame para se cadastrar na seleção. Será possível escolher duas opções de curso para concorrer, em ordem de prioridade. Além disso, é preciso especificar se a vaga pretendida é de ampla concorrência ou destinada à cotas.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 deste mês.  O candidato só poderá concorrer à lista de espera na primeira opção de curso escolhido. Os resultados desta etapa serão divulgados por cada instituição de ensino. É preciso ficar atento aos prazos e aos documentos necessários para a matrícula. Além da lista de espera, as universidades oferecem inscrições em um banco de suplentes para vagas remanescentes.

Confira o cronograma completo:

23/1 - Inscrições abertas

24/1 -  Primeira nota de corte parcial

25/1 - Segunda nota de corte parcial

26/1 - Encerramento das inscrições e nota de corte final

29/1 - Resultado da chamada regular

30/1 a 7/2 - Matrícula da chamada regular (Na UFC, a matrícula será no período de 5 a 7 de fevereiro)

9/2 - Convocações das listas de espera

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente