Participamos do

Homens transexuais também devem fazer o alistamento militar

Segundo as Forças Armadas, homens trans que possuem o novo registro informando a mudança de nome e sexo devem comparecer à Junta de Serviço Militar
23:30 | Jan. 31, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O período de alistamento militar está aberto. Pessoas que nasceram com o sexo biológico feminino, mas que se identificam com o gênero masculino, também devem se alistar caso atendam às regras das Forças Armadas, como por exemplo, ter menos de 45 anos.

A informação foi divulgada pelo site Consultor Jurídico e fontes do Ministério da Defesa confirmaram a necessidade de alistamento por homens trans que já receberam os documentos com a mudança de nome e sexo. As informações são do jornal Correio Braziliense.

A foi regra foi formalizada após a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro enviar uma solicitação às Forças Armadas questionando sobre a situação de homens transexuais, uma vez que não há lei sobre o tema.

A resposta foi de que homens trans que receberam o novo registro informado de mudança de nome e sexo devem se alistar em uma das três áreas das Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima.

Para a coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos da Defensoria Pública do Rio, Lívia Casseres, a medida ajudará pessoas trans a regularizarem sua situação. "As respostas do Ministério da Defesa são importantes, principalmente, para os homens trans. Em entrevistas de emprego, sempre pedem o certificado de reservistas a elas, que agora ficarão sabendo: deverão procurar a Junta Militar mais próxima de sua casa", destacou.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente