Participamos do

Anvisa proíbe venda de lote de filé de peixe congelado

Foram encontrados dois tipos de parasitas no lote
12:20 | Jan. 30, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de lote de filé de peixe congelado do tipo Polaca do Alasca da marca Qualitá. Foram encontrados dois tipos de parasitas na leva de número A170216036J, com validade 16/02/19. Decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 26.

O filé reprovou os testes realizados pelo laboratório de análises Instituto Adolfo Lutz. O resultado acusou a presença dos parasitas cestóides da Ordem Trypanorhynca e nematóide da Família Anisakidae no produto. A Anvisa declarou indicativo de risco e decidiu pela proibição imediata da comercialização do lote no Brasil. 

A Companhia Brasileira de Distribuição, responsável por distribuir o produto, ficou responsável pelo recolhimento do estoque existente no mercado. Por meio de nota, a Qualitá afirma que já solicitou o recolhimento de locais que possuam o material e diz que está à disposição de clientes que desejem trocar o produto. 

A empresa ressalta que a realização periódica de análises é feita atendendo requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente