Participamos do

MP pede que Google e Facebook retirem do ar vídeos de performance com artista nu

A performance mostra uma criança interagindo com o artista nu e gerou polêmica por parte da sociedade
22:55 | Out. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Ministério Público (MP) paulista pediu que ao Google e ao Facebook para que ambos retirem da internet vídeos da performace com artista nu do Museu Arte Moderna de São Paulo (MAM). O MP deu um prazo de dez dias úteis para que todas as imagens que mostram uma criança tocando a perna de um homem nu sejam retiradas.

A performance aconteceu na última terça-feira, 26, durante a 35ª Panorama da Arte Brasileira - 2017, do MAM, e foi realizada pelo artista Wagner Schwartz. Com o nome de "La Bête", a performance foi inspirada no trabalho da pintora e escultura brasileira Lygia Clark.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Schwartz é um artista premiado que trabalha há 20 anos com coreografia e nesta sua apresentação ele manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série e se coloca nu e entregue a performance, convidando o público a fazer o mesmo com ele.

O MP investiga se havia ou não classificação indicativa de idade mínima e se o museu comunicava ao público antecipadamente que a performance contava com nudez. Além de apurar a divulgação indevida das imagens da criança na internet, segundo o promotor responsável pelo caso, Eduardo Dias, quem compartilhou o vídeo da criança sem borrar o rosto pode ser responsabilizado por crime de divulgação.

Para o promotor, as imagens expuseram a criança a situação de "vexame e constrangimento", além de descumprir o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A conduta do responsável pela criança também deve ser investigada.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente