Participamos do

Policiais federais brasileiros receberão treinamento dos EUA

O ministro da Justiça afirmou que o governo do presidente Michel Temer quer expandir o intercâmbio de tecnologia com as forças de segurança dos americanos
16:50 | Jul. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Delegados e agentes da Polícia Federal brasileira vão receber treinamento das forças de segurança dos Estados Unidos para identificar a origem das armas de fogo apreendidas em operações em todo o País.

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, e oficiais do Escritório de Armas, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês) do Departamento de Justiça dos EUA assinaram um acordo bilateral, na última terça-feira, em Washington, nos EUA.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O documento diz que oficiais americanos devem vir ao Brasil para ensinar delegados e agentes da Polícia Federal a usar um sistema digital de rastreamento desenvolvido pelo governo americano em 2005. As primeiras negociações para o acordo ocorreram em 2010, mas só nesta semana o martelo foi batido.

De acordo com o ministro da Justiça, no cargo há pouco mais de dois meses, o governo do presidente Michel Temer quer expandir o intercâmbio de tecnologia com as forças de segurança dos EUA. "Agentes brasileiros já foram treinados na Flórida para controle de embarcação no mar, em aeroportos.

Outros agentes brasileiros já tiveram treinamento no FBI, na CIA, e não é só drogas e armas, estamos treinando gente para reconhecer dinheiro falso ou pirataria de produtos de toda natureza, como medicamentos", afirmou Torquato Jardim, em entrevista à BBC Brasil. "É isso que eu quero expandir, esse é o objetivo principal dessa viagem, essa cooperação", completou.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente