Participamos do

34% da população brasileira sente vergonha do País, segundo Datafolha

13:30 | Mai. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A porcentagem de brasileiros que sentem vergonha do País atingiu um novo recorde, segundo o Instituto Datafolha. O número atual equivale a 34% da população nacional, o mais alto índice desde o começo da série histórica, em março de 2000, ano que o marcador chegou a 12% da população.
 
Em maio deste ano, a porcentagem de pessoas que se consideram mais envergonhadas do que orgulhosas com o País, atingiu um nível quase quatro vezes maior de que a menor taxa já registrada, de 9%, no ano de 2010.
 
Entre os dias 24 e 26 de abril passado, o Datafolha entrevistou 2.781 pessoas em 172 municípios brasileiros. A pesquisa ainda demonstrou que 20% dos brasileiros acham que morar no Brasil é ruim ou péssimo. Para 26% é regular. Para mais da metade da população, 54%, morar no `País é bom ou ótimo, o que equivale a sete pontos a menos que a pesquisa realizada do fim do ano passado.

A pesquisa que identifica o nível de vergonha e de orgulho dos habitantes costuma acompanhar a avaliação popular da gestão governamental em andamento. A queda no "orgulho" corresponde ao alto nível de insatisfação com a gestão presidencial de Michel Temer, que possui apenas 9% de aprovação, e com os avanços da Operação Lava Jato em cima de políticos e empresários.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente