Em São Paulo, pistas das marginais têm 102 acidentes após aumento de velocidade
Segundo a CET, as medidas priorizaram a segurança dos motoristas e pedestres, e o número de agentes foi reforçado, passando de 45, no ano passado, para 75 neste anoA Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo registrou 102 acidentes com vítimas no primeiro mês de vigência do Programa Marginal Segura, que inclui o aumento das velocidades nas faixas. Segundo dados divulgados hoje (8), 84 acidentes envolveram motos. Houve uma morte de motociclista e quatro atropelamentos. A média mensal anterior era de 64 acidentes.
A execução do programa na capital paulista completou um mês no último dia 25, com uma série de ações de segurança, fiscalização, sinalização e educação no trânsito das marginais Pinheiros e Tietê, por onde trafegam 1,2 milhão de veículos por dia.
Desde o dia 25 de janeiro, as velocidades máximas foram reajustadas de 70 quilômetros por hora (km/h) para 90 km/h na pista expressa, de 60 km/h para 70km/h na pista central e de 50 km/h para 60 km/h na pista local. A exceção é a faixa direita da pista local, mais perto da calçada, que fica com 50 km/h.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineSegundo a CET, as medidas priorizaram a segurança dos motoristas e pedestres, e o número de agentes foi reforçado, passando de 45, no ano passado, para 75 neste ano. Assim, mais ocorrências passaram a ser atendidas. A CET também reforçou e ampliou a sinalização das marginais, com a instalação de 900 placas.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fez 60 acolhidas a moradores em situação de rua, sendo 47 na Marginal Tietê e 13 na Pinheiros. A Secretaria Municipal de Habitação identificou as áreas de risco e fez o cadastramento das famílias que moram às margens das pistas.
Para o taxista Fausto Ferreira dos Santos, a readequação da velocidade nas marginais é importante, já que, para ele, os limites anteriores atravancavam o trânsito. “Ficou melhor", arescentou.
Segundo ele, o trânsito nas marginais flui melhor, exceto nos horários de pico. Os acidentes não são causados pela velocidade, no seu entender, e sim pela negligência de alguns motoristas e por ambulantes que entram na pista quando a velocidade se reduz.
Agência Brasil
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente