Cinco cursos da UFC estão entre os 10 melhores do Brasil em suas áreas
O curso de Design e Secretariado Executivo ocupam, a 1ª e 2ª posição nacional, respectivamente, segundo último resultado do Enade[FOTO1] Os cursos de Design, Secretariado Executivo, Publicidade e Propaganda, Psicologia (Fortaleza) e Administração (Diurno) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ficaram entre os 10 melhores de suas áreas, de acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado na última quarta-feira, 8, pelo Ministério da Educação (Mec).
O Curso de Design obteve o melhor desempenho, ocupando a 1ª colocação nacional da área. Criado em 2011, o curso obteve uma rápida evolução: saiu da 122ª posição em 2012 e para a primeira em 2017. Já o Curso de Secretariado Executivo é o 2º melhor do País, avançando da 5ª colocação conforme o resultado de 2012.
Completam o time dos cinco cursos entre os dez melhores do País em suas áreas: Publicidade e Propaganda, que saiu da 251ª posição para a 7ª; Psicologia (Fortaleza), que saltou da 37ª para a 9ª posição, e Administração (diurno), que pulou da 69ª para a 9ª posição.
Outros destaques
Os dois cursos da Faculdade de Direito, diurno e noturno, ficaram na 12ª e 15ª posição nacional, respectivamente, na comparação com todos os 1.059 cursos da áreaque foram avaliados. O Curso de Administração noturno é o 55º melhor colocado entre as 1.758 graduações. O Curso de Jornalismo saiu da posição 217 para a de número 26.
UFC
A Universidade Federal do Ceará avançou da 21ª para a 18ª posição no ranking de todas as universidades públicas e privadas do País, segundo dados do Índice Geral de Curso (IGC) contínuo, divulgados na última quarta-feira, 8. A UFC recebeu nota 3,75 no IGC contínuo e nota 4 (em uma escala de zero a cinco) no IGC por faixa.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a instituição cearense apresenta crescimento no que é considerado o principal indicador de qualidade do MEC.
No quadro regional, a UFC é a segunda melhor do Norte-Nordeste, com apenas 0,01 ponto a menos que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente