Participamos do

Estados Unidos mudam regras na emissão de vistos para brasileiros após decreto de Trump

Para conseguir renovação de visto na mesma categoria, solicitante terá que passar por entrevista. Antes, havia a possibilidade de dispensa
19:36 | Jan. 31, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Ordem executiva referente à imigração assinada pelo presidente Donald Trump provocou mudanças na emissão de vistos para brasileiros. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 31, pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. As novas regras passaram a valer nesta semana.

[SAIBAMAIS]Entre as mudanças, está o processo de solicitação de renovação de visto na mesma categoria que, a partir de agora, terá entrevista. Antes, os solicitantes que pediam a renovação eram dispensados da entrevista se o pedido fosse feito até 48 meses após o vencimento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Além disso, as regras para isenção de entrevistas sofreram mudanças. Agora, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 está dispensado. Antes, os adolescentes de 14 e 15 anos e idosos acima de 66 anos que pediam o visto pela primeira vez não precisavam realizar a entrevista no consulado.


A renovação de visto na mesma categoria para solicitantes que tiveram o documento expirado há menos de 12 meses não necessita de entrevista.


Para fazer a entrevista é necessário comparecer a um dos quatro consulados americanos no Brasil, localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília ou Recife.


A ordem executiva que alterou as regras de visto para brasileiros é a mesma que baniu a entrada de refugiados sírios nos Estados Unidos e vetou o ingresso de cidadãos de sete países. A versão traduzida do documento está disponível no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente