Participamos do

Com aproximação do Enem, confira os pré-requisitos para ingressar nos programas Fies e Prouni

20:33 | Nov. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos precisam alcançar uma nota maior ou igual ao mínimo estabelecido pelo curso desejado.

Mas, caso o estudante não alcance a pontuação mínima para passar na seleção da universidade pública, ele pode tentar financiar o seu curso em uma universidade particular pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ganhar um bolsa parcial ou integral pelo Programa Universidades para Todos (Prouni). Para participar, o interessado deve ficar atento aos requisitos próprios de cada programa.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

%2bLeia Mais: Os jovens e as buscas pelo acesso ao Ensino Superior


O Fies, por exemplo, exige que o participante tenha uma nota maior do que 450 no Enem e não tenha zerado a redação. A renda mensal familiar bruta deve ser superior a três salários mínimos e tem a necessidade de um fiador. Todos os cursos financiados pelas instituições possuem nota superior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Entretanto, devido à redução de verbas disponíveis pelo programa, são ofertadas algumas bolsas para os cursos. O preenchimento dessas vagas tem como fator de seleção a nota do Enem, quando o número de candidatos é maior a oferta.

Já o Prouni é destinado aos estudantes que cursaram o Ensino Médio em escola pública ou bolsista em redes privadas. Além disso, é preciso que a renda familiar bruta seja de até três salários mínimos. O programa concede bolsas parciais ou integrais para os candidatos em instituições privadas de nível superior. O preenchimento das vagas ocorre duas vezes por ano no site do programa.

Caso o estudante consiga uma bolsa parcial pelo Prouni e não tenha condições de custear o restante, poderá financiar por meio do Fies sem apresentar um fiador no processo de contratação. Para isso, é preciso que o estudante veja se a universidade oferta vagas financiamento do curso e se atende aos requisitos do Fies.

Mais informações sobre os programas, você confere nos sites do Fies e do Prouni.  

  Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente