Participamos do

Quer trabalhar em casa? Veja dicas de especialista

Adotar o sistema home office não é tarefa simples. Em entrevista à Rádio O POVO CBN, Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e produtividade, enumerou dicas para empresas e colaboradores que desejam trabalhar dessa forma
15:30 | Out. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pesquisa realizada com 325 empresas brasileiras, de diferentes segmentos e tamanhos, destaca que quase 70% das companhias já adotam o home office. A apuração foi realizada pela SAP Consultoria, de São Paulo. Mesmo com o número apresentado, o especialista em gestão de tempo e produtividade Christian Barbosa orienta: home office não é para todos.

Conforme o especialista, a prática já estava bem estabelecida nos Estados Unidos no fim dos anos 1990. No Brasil, essa iniciativa surgiu apenas nos últimos 15 anos. "O Brasil ainda está atrasado. Nos Estados Unidos, estima-se que 85% das empresas já têm alguma estratégia de home office desevolvida", afirma. 

Adotar esse sistema de trabalho não é tarefa simples. Em entrevista à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010), Christian Barbosa enumerou dicas para empresas e colaboradores que desejam adotar o home office.

1. Estrutura de comunicação

"A empresa tem que se preparar para o home office. Isso significa primeiro ter algum tipo de tecnologia que permita que essas pessoas tenham uma forma de gerenciar suas tarefas e se comunicar com a empresa da forma correta. Não é apenas usar o e-mail. É você ter, por exemplo, sistema de comunicação com áudio e câmera, como o Skype".

2. Treinamento 

"Os líderes precisam ser treinados a delegar e a entender que não é porque o cara não está na empresa que ele não está trabalhando. Isso é uma mentalidade retrógrada que impede o home office. É um conjunto de fatores: treinamento da liderança, tecnologia e o treinamento dos colaboradores".

3. Local adequado

"O trabalhador que está em home office tem que estabelecer um padrão de trabalho. O home office precisa, em primeiro lugar, de um local adequado. Não é pra você trabalhar do seu sofá. Trabalhe de uma mesa, da altura correta, de uma cadeira que seja ergonômica", diz. 

Ainda conforme o especialista, iluminação adequada é outro ponto importante, assim como Internet de qualidade. 

4. Rotina de trabalho

"É preciso criar uma rotina com a família. Quando você levantar, tome banho, se troca como se fosse para o trabalho. Se você não cria essa rotina, confunde os papéis e isso vai prejudicar essa performance como um todo".

5. "Home office não é para todos"

"Home office é para pessoas que têm o perfil para trabalhar de casa. Tem pessoas que se sentem desmotivadas porque às vezes elas olham, não veem ninguém, e isso as deprimem. Mas pra quem tem esse perfil de trablhar de casa, o home office pode aumentar sua produtividade e a própria felicidade, por estar perto da família".
 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente