Participamos do

Aos 72 anos, morre Orival Pessini, criador do Fofão

08:38 | Out. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Durante a madrugada de hoje, sexta-feira, 14, o ator e humorista Orival Pessini faleceu. Ele era o responsável pela criação dos personagens icônicos Fofão e Patropi, da Escolinha do Professor Raimundo. Orival estava internado no Hospital São Luiz do Morumbi, em São Paulo, e sofria com um câncer no baço.
Pessini nasceu em Marília, São Paulo, em 1944. Ele começou sua carreira de ator participando de comerciais e peças de teatro amador. Em 1963, Orival estreou na TV Tupi, com “Quem conta um conto”. Vinte anos depois, em 1983, nascia o Fofão para o programa "Balão Mágico". Nascido no planeta "Fofolândia", o alienígena de enormes bochechas marcou a infância de milhares de brasileiros, representando as crianças dos anos 80.
A popularidade de Fofão foi crescente a ponto de render um programa apenas seu, o "TV Fofão", que ficou no ar por três anos.
Enquanto Fofão ainda era popular, nasceu um outro personagem de Pessini, o Patropi, um universitário hippie, para o programa "Praça Brasil", que logo se popularizou até participar dos outros programas “A Praça É Nossa”, “Escolinha do Gugu”, “Escolinha do Professor Raimundo” e “Escolinha do Barulho”.

[FOTO2]
Os fãs viram ainda Pessini sem máscara, como o padre José, da série global "Amores Roubados", que foi ao ar em 2014. O artista ainda participava de espetáculos como o "Eles sou eu", que reunia os grandes personagens dos seus 30 anos de trabalho. "Fico abismado com a reação do público. Fofão fez 30 anos em 2013 e as pessoas querem fazer foto comigo. Hoje em dia participo de eventos para adultos. Pessoas que me viam quando criança", disse Pessini ao G1 antes de ser homenageado pela escola de samba Rosas de Ouro em 2014.

Vários famosos lamentam a morte do artista, como a cantora Simony, que participou do programa "Balão Mágico e o apresentador Gugu Liberato. "Hoje é um dia tão triste mais tão triste porque eu acabo de perder meu amigo, meu boneco que fez tanto minha alegria e a de muitas crianças. Orival Pessini eu te amo vai com Deus meu amigão meu eterno Fofão", escreveu Simony.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO3] 

[VIDEO1]

[VIDEO2] 

[VIDEO3]

[VIDEO4] 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente