Revista causa polêmica após compartilhar campanha em apoio às Paralimpíadas
Os atores Cléo Pires e Paulo Vilhena, embaixadores da campanha, foram "mutilados" digitalmente para viverem personagens em condição de deficiência físicaA versão brasileira da revista Vogue gerou polêmica após compartilhar uma campanha publicitária, na manhã desta quarta-feira, 24, que tenta dar visibilidade aos Jogos Paralímpicos do Rio e colaborar com a venda de ingressos. Isso porque a peça apresenta pessoas que foram “amputadas” digitalmente, como se tivessem alguma condição de deficiência física.
Intitulada “Somos Todos Paralímpicos” e assinada pela agência de propaganda África, a campanha tem como embaixadores os atores Paulo Vilhena e Cléo Pires, que “emprestaram” seus corpos, respectivamente, para Bruna Alexandre, paratleta do tênis de mesa, e Renato Leite, da categoria vôlei sentado.
Para a diretora da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, Vanda Leitão, a ação foi infeliz e contraditória. “É uma situação muito artificial. Tem que ser alguém da mídia, que corresponde a um corpo imposto como belo e aceitável pra realidade atual. Eles têm que manter esse mito, mas pra isso, tiveram que mutilar os corpos. De qualquer maneira é uma agressão. Agridem o corpo de alguém sem qualquer condição de deficiência, mas mantêm a imagem do “belo”. É uma contradição”, afirma a diretora do setor que desenvolve ações de inclusão, voltadas para pessoas com deficiência na UFC.
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AssineSeguidores da Vogue Brasil no Instagram criticaram a postura da revista, por não dar visibilidade e representatividade às pessoas que, de fato, são os personagens reais. “Foi a pior campanha do ano. Nossos atletas paralímpicos já não têm quase nenhuma visibilidade! Usar o corpo do atleta e trocar o rosto? Vocês ficaram malucos? Cadê a ética?? Quem criou isso precisa rever conceitos. Quem aprovou também. Seria de ótimo tom tirar isso do ar tipo... AGORA. Apaga que tá feio.”, escreveu a usuária Giovanna Laloni.
No Twitter, internautas utilizaram a hashtag #somostodosparalimpicos para se manifestar contra a campanha.
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Até o momento, a Vogue Brasil não se posicionou sobre a polêmica e, apesar dos pedidos para ser apagada, a imagem continua publicada. Cléo Pires e Paulo Vilhena também não comentaram sobre o caso.