PUBLICIDADE
Notícias

Brasil sediará a 39ª edição do congresso mundial do vinho

Evento, que acontecerá pela primeira vez no País, vai debater a cultura do vinho, consumo saudável e avanços tecnológicos na produção em vinícolas

17:48 | 30/08/2016
NULL
NULL

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar o Congresso Mundial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O festival, que está em sua 39ª edição, ocorrerá entre os dias 23 e 28 de outubro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. 

Com o tema “Vitivinicultura: dos avanços tecnológicos aos desafios de mercado", o congresso pretende definir diretrizes para o setor, bem como recomendar boas práticas para produção de uva e vinho e condições adequadas para a conservação da bebida. 

Entre os assuntos que devem ser debatidos estão o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas; a cultura do vinho; consumo saudável e responsável; recursos genéticos; avanços nas tecnologias vinícolas e produção de uva de mesa e suco; e desafios do mercado. 

Durante o evento, estudantes, professores e pesquisadores dedicados à temática da vitivinicultura podem dar visibilidade aos seus trabalhos. Na ocasião, também será realizada a 14ª Assembleia-Geral da OIV.  

Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, é uma honra para o Brasil sediar o evento da OIV. “Além da programação da área científica internacional em vitivinicultura, o evento dará aos participantes oportunidade de conhecer a evolução dos nossos produtos, nossas tradições e a beleza do nosso País." 

Organização

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho é um organismo intergovernamental de caráter técnico-científico, com competência reconhecida no campo da videira, vinho, bebidas à base de vinho, uvas de mesa, uvas passas e outros produtos derivados da uva e do vinho.  

Atualmente, reúne 39 países, entre eles o Brasil. A organização visa ser referência técnica e científica mundial para a vitivinicultura. A edição de 2014 ocorreu na Argentina, e a de 2015 em Mainz, na Alemanha.

A coordenação do evento será feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com participação da Embrapa Uva e Vinho; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do governo do Rio Grande do Sul e da prefeitura do município.

[FOTO2] 

Agência Portal Brasil

TAGS