Participamos do

Concurso para bombeira no DF exige papanicolau ou atestado de virgindade

Para não fazer o exame, a candidata precisa apresentar "hímen íntegro". Corporação informou que alterou redação do Edital, mas não houve mudança sobre a necessidade do procedimento
22:11 | Jul. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Candidatas a carreiras no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal precisam apresentar exame de papanicolau, que previne o câncer de colo uterino. O edital diz que só está dispensada do exame a "candidata que possuir hímen íntegro". Tatuagens, cicatrizes cirúrgicas no abdômen ou tórax extensas também estão proibidas, assim como marcas deixadas por operações ortopédicas, sem limite de tamanho.

O documento cita o exame de papanicolau como "colpocitopatologia oncótica". O texto diz que, para não fazer o exame, a candidata precisa apresentar "atestado médico que comprove a aferida condição", referindo-se ao termo "hímen íntegro".

O POVO Online procurou o Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), na tarde desta quinta-feira, 28. Em nota, o CBMDF informou que, cumprindo determinação do governador, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ''resolveu alterar a redação do Edital do Concurso Público nº 001/2016''.

''Passa a vigorar a seguinte redação: serão aceitos laudos de médicos ginecologistas – obstetras que comprovem não haver as condições incapacitantes citadas no edital, após publicação no Diário Oficial do Distrito Federal''.

A comunicação disse ainda que está a disposição para sanar quaisquer dúvidas, no telefone 61-3901-8601 ou email acscbmdf@gmail.com.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente