Participamos do

Brasil tem melhor desempenho da história em Olimpíada Internacional de Matemática

País ficou na 15ª posição, entre mais de cem nações participantes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze
14:13 | Jul. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os resultados da 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2016), que aconteceu em Hong Kong, foram divulgados na última quinta-feira (14). Na pontuação geral por equipe, o Brasil ficou em 15ª lugar, a melhor colocação do País em toda a história da competição, com cinco medalhas de prata e uma de bronze.

"Ficar entre os 15 melhores da IMO significa atingir uma meta que a coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática [OBM] havia traçado. Foi um resultado excelente. O Brasil ganhou de países tradicionalmente muito fortes como Alemanha, Bulgária e Romênia", comemorou o pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira.

Entre os países ibero-americanos, o Brasil ficou em primeiro lugar, à frente da Espanha, Portugal, México, Peru e Argentina. A IMO, que é considerada a mais tradicional e competitiva olimpíada de matemática do mundo, com a participação de equipes de mais de cem países, será sediada pela primeira vez no Brasil em 2017.
[SAIBAMAIS2]
Ranking

Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Singapura e Taiwan ocupam as primeiras posições no ranking da IMO 2016. Os resultados (por países) podem ser conferidos na internet . As provas da IMO 2016 foram aplicadas em dois dias consecutivos. Os alunos tiveram, em cada dia, quatro horas e meia para resolver três questões.

Os seis estudantes brasileiros foram escolhidos para representar o Brasil após um rigoroso processo de seleção que considerou os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2015 e em quatro provas realizadas este ano. A seleção para a IMO é feita por uma comissão da OBM.

Agência Portal Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente