PUBLICIDADE
Notícias

Universidade de Coimbra abrirá oportunidades para brasileiros via Enem

Os estudantes que tenham concluído o ensino médio no Brasil ou no exterior podem candidatar-se com os resultados dos exames do Enem

17:03 | 07/06/2016
NULL
NULL

A Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, abrirá o 3º processo seletivo via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano para estudantes brasileiros, já a partir do próximo dia 13. São aceitos os exames realizados em 2015, 2014 ou 2013. Os estudantes que tenham concluído o ensino médio no Brasil ou no exterior podem candidatar-se com os resultados dos exames do Enem ou do A-Level, exame que é realizado no Reino Unido. Para ser aprovado, o estudante basta ter obtido boas classificações em qualquer um destes exames atendendo à pontuação requerida. O período para as inscrições termina dia 13 de julho.

As candidaturas a mestrado e doutorado possuem datas distintas que podem ser consultadas no site www.uc.pt/brasil/oportunidades. Para o próximo ano letivo, os alunos brasileiros também poderão concorrer à “Bolsa de Mérito” que consiste no suporte, total ou parcial, de despesas de alojamento em residência universitária, da alimentação nas cantinas, das mensalidades e taxas acadêmicas.

A decisão da UC de aceitar, entre outras, as notas do Enem e do A-Level como critérios de seleção para o ingresso em seus cursos de graduação, resulta da legislação portuguesa aprovada em 10 de março de 2014. Para além dos estudos do próprio curso escolhido, o aluno poderá ainda se inscrever em um projeto de intercâmbio acadêmico. O Programa Erasmus permite ao aluno fazer matérias de sua graduação em universidades europeias parceiras da Universidade de Coimbra.

São ofertados os seguinte cursos de graduação com mestrado integrado: Arquitetura, Farmácia, Psicologia, Engenharia Biomédica, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química. O site dedicado aos estudantes brasileiros é o www.uc.pt/brasil.

Bolsa de Mérito para Estudantes Internacionais

Com o objetivo de permitir o acesso à formação oferecida pela Universidade de Coimbra a estudantes internacionais de elevado mérito, independentemente da sua capacidade económica, a partir do ano letivo de 2016/2017, a UC irá abrir um concurso para a atribuição de bolsas de mérito à estudantes que nela ingressaram através concurso especial para estudantes internacionais. As bolsas de estudo por mérito consistem no suporte, total ou parcial, de despesas de alojamento em residência universitária, da alimentação nas cantinas, das mensalidades e taxas académicas. Mais informações no site www.uc.pt/brasil/financiamento/ei.

Redação O POVO Online 

TAGS