Participamos do

Médico atende sentado em lixeira em UPA no Rio de Janeiro

Secretaria de Saúde do Estado afirma que vai identificar e demitir o profissional
11:55 | Jun. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma imagem divulgada pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro tem causado polêmica. Na foto, um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabuçu, em Nova Iguaçu, atende seus pacientes sentado sobre uma lixeira.

A situação precária de funcionamento das unidades de pronto-atendimento do governo estadual, apresentada na foto, se repete na mesma unidade. Profissionais e pacientes são obrigados a utilizar banheiros sujos.

Em entrevista ao jornal Extra, Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos contou sobre os problemas enfrentados na unidade. “Faltam insumos, limpeza e até cadeiras na UPA de Cabuçu. Não é mais possível aceitar essas condições de trabalho. Vamos entrar com uma denúncia no Ministério Público nesta sexta-feira”, disse o médico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2] 

A Secretaria estadual de Saúde (SES) afirmou que vai identificar o médico que aparece na imagem “para determinar sua demissão e encaminhar denúncia ao Cremerj, além de cobrar esclarecimentos da administração da unidade, uma vez que a mesma dispõe de cadeiras — em caso de necessidade, a unidade poderia ter solicitado à SES a reposição”.

Sobre as condições da UPA de Cabuçu, a Secretaria de Saúde não falou nada.

Quanto aos repasses financeiros para a organização responsável pela UPA, IDR, a Secretaria informou que o repasse deste mês foi feito parcialmente, em função da crise financeira do Estado do Rio de Janeiro.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente