Participamos do

Foto de mulher amamentando no banheiro gera polêmica nas redes sociais

Vários internautas criticaram a atitude da mãe em amamentar nesse cômodo da casa. O POVO Online conversou com um infectologista e com algumas mães sobre essa situação
14:50 | Jun. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos momentos muito importantes partilhados entre mãe e filho é a amamentação. Além de alimentar seu bebê, a mamãe divide com ele uma experiência de carinho e afeto. Mas essa situação pode ser realizada em qualquer lugar? Essa dúvida surgiu a partir de uma foto que circula nas redes sociais, nela uma mãe amamenta seu filho no banheiro de casa.

Segundo o médico infectologista Ivo Castelo Branco, “o banheiro é um lugar para se tomar banho e fazer necessidades fisiológicas, não é o local adequado para amamentar um bebê devido a presença de bactérias que causam doença como diarreia ou a hepatite.” Ele considera de suma importância o ato, mas ressalta a necessidade de um lugar arejado e higienizado para garantir a saúde da mãe e do bebê.

“Amamentar é um processo que envolve o binômio - mãe e filho, mais do que nutrir a criança estudos científicos mostram a superioridade do leite materno em evitar mortes infantis, diarréia, infecções respiratórias, reduz a chance de obesidade, diminui o risco para alergias e doenças crônicas como hipertensão e diabetes, promoção do vínculo mãe e filho melhorando assim a qualidade de vida dessa família”, afirma Janaína Landim, enfermeira chefe do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC),

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dicas
A enfermeira ressalta alguns cuidados necessários para amamentação segundo o Ministério da Saúde. “Além da higienização das mãos, a mãe deve estar confortavelmente posicionada, relaxada, bem apoiada, não curvada para trás nem para frente, posicionar o bebê corretamente para que o mesmo consiga fazer uma boa pega, deixar o bebê esvaziar uma mama para oferecer a outra.”

Redes Sociais
No Facebook, as opiniões sobre a foto ficaram divididas. Confira alguns dos comentários criticando ou não a atitude da mãe.

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3]

[VIDEO4]

[VIDEO5] 

Troca de experiências
Para Camila Katrine Lima, 28, mãe de duas meninas, uma de 2 anos e 11 meses (que amamentou até 1 ano e 3 meses) e a outra de 6 meses (ainda sendo amamentada) a amamentação “é de extrema importância para a saúde do bebê, pois é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento”

Já Flávia Verenna, 26, mãe de Luiz Ottávio, 1 ano e 10 meses, além da importância desse ato conta sobre os cuidados tomados por ela. “Higienizar o local antes de amamentá-lo e de comer certos tipos de alimentos que pudessem vir a prejudicá-lo ao passar para o leite.”

Sobre a foto
“Eu acho que essa mãe poderia ter pedido a criança para esperar um pouco, para poder dar de mamar num local mais confortável para os dois. Sei que depois que somos mãe temos visão totalmente diferente dos outros e fazemos tudo pelos filhos. O momento de dar de mamar é só seu e do seu bebê”, disse Camila sobre a imagem.

“Essa foto representa o dia a dia de muitas mães! Sabe, não é fácil cuidar de casa, filho, marido. Quando a gente pensa que vai ter um tempinho, o filho acorda, reclama, quer peito”, disse Paloma Amaro, 26, tem um bebê de um ano de idade. “Eu vi algumas mães criticando a foto, mas pra mim, é algo que pode acontecer com qualquer mãe”, acrescenta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente