Participamos do

OMS descarta cancelar ou mudar sede dos Jogos Olímpicos do Rio

Cientistas haviam pedido a mudança da sede dos Jogos Olímpicos por conta da propagação do zika vírus no Brasil
10:45 | Mai. 28, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Cancelar ou mudar a sede dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 não mudaria radicalmente a propagação do zika vírus, estimou a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois que mais de 150 especialistas em saúde propuseram adiar ou transferir a competição mundial.

O comunicado foi dado pela organização na noite desta sexta-feira, 27. "As pessoas seguem viajando a estes países por muitos motivos, a melhor maneira de reduzir o risco é seguir as recomendações de saúde pública", sustentou a OMS.

"Nossa maior preocupação é a saúde pública mundial. A cepa brasileira do zika vírus afeta a saúde de maneiras que a ciência nunca havia observado antes", disseram na carta os médicos e pesquisadores das principais universidades do mundo.
[SAIBAMAIS 3]
"Um risco desnecessário se apresenta quando 500 mil turistas estrangeiros de todos os países que comparecerão aos Jogos se expõem potencialmente a esta cepa e retornam às suas casas, onde pode se tornar endêmica", complementaram os especialistas.

"Se isso acontecer em locais mais pobres, como aqueles ainda não afetados (por exemplo, a maior parte do Sul da Ásia e da África), o sofrimento pode ser grande", alertaram.

Zika vírus

O Brasil é o país mais atingido pelo zika vírus, com cerca de um milhão e meio de pessoas afetadas desde 2015. Sessenta países registraram casos do vírus, que se propaga através de mosquitos.

O zika vírus pode causar transtornos neurológicos e microcefalia, uma malformação na qual a criança nasce com uma cabeça pequena ou na qual a cabeça para de crescer depois do parto.
 
Redação O POVO Online com AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente