Participamos do

Carreta furacão é proibida de usar personagem Fofão em protestos políticos

O criador do Fofão afirma que "eu sou de um tempo em que se discutia política. Porém, hoje não se discute, se briga"
09:07 | Abr. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após confirmação da presença do Trenzinho Carreta Furacão - fenêmeno da Internet - na manifestação pró- impeachment, no próximo domingo, 17, em São Paulo, o ator Orival Pessini, criador original do Fofão, não autorizou o uso da imagem do seu personagem.


O Trenzinho ficou famoso em 2010 após vídeos viralizarem nas redes sociais mostrando os personagens genéricos do Fofão, Popeye e outros super heróis em ação pelas ruas de Ribeirão Preto (SP).

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pessini afirmou em entrevista ao site Uol que enviou uma mensagem para a dona do Trenzinho Carreta Furacão proibindo a participação de Fofão no protesto, mas não teve resposta. "Eles usam sem autorização, sem pedir pelo menos. Fazem coisas muito feias, não sei como o pessoal gosta, porque chega a dar medo", afirma.

 

O ator conta que criou o personagem há 33 anos e não quer associar seus personagens a nenhuma posição política.  "deixei bem claro para eles que não autorizo a participação do meu personagem em qualquer tipo de manifestação política. Se eles usarem... vamos ver. Não quero briga com ninguém, mas tenho que defender os meus direitos", declara.


O criador do Fofão ainda afirma que “eu sou de um tempo em que se discutia política. Porém, hoje não se discute, se briga. Para evitar esse ódio que está no ar de alguns, procuro evitar o máximo possível", afirma.


O personagem de Pessini é um ícone do anso 80 e foi inspirado no filme E.T de 1982. De acordo com Pessini,  Fofão é uma mistura de cachorro, urso, porco e palhaço, que veio do planeta Fofolândia para alegrar as crianças.


Lendas urbanas:


O fofão foi sucesso na década de 80 e virou boneco.  Mas teve uma grande repercussão negativa na época por conta do mito de que o boneco do Fofão era um símbolo satânico e tinha um punhal escondido no corpo.
Na verdade, o “punhal” era apenas um suporte pontiagudo que sustentava a cabeça do boneco e nada tinha a ver com magia negra.


Carreta Furacão

O personagem Fofão - do Carreta Furacão - faz sucesso por fazer acrobacias arriscadas e dançar vigorosamente. Em um dos vídeos mais famosos o Fofão pula muros e esbarra em um motoqueiro.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente