PUBLICIDADE
Notícias

Baleia é encontrada morta no litoral brasileiro

A jubarte fêmea tinha sete metros de comprimento e aproximadamente um ano de idade

11:39 | 06/04/2016
NULL
NULL

Na tarde desta terça-feira, 5, uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na praia de Itapeva, no Rio Grande do Sul. O animal com sete metros de comprimento era uma fêmea e tinha cerca de um ano de idade. A jubarte foi vista boiando, pela manhã da terça-feira, na região da praia da Cal.

O que será feito com o corpo ainda não foi decidido. Nesta quarta-feira, 6, talvez iniciasse o processo para enterrá-la na própria orla da praia, entre as dunas, mas ainda existe a possibilidade de que sua carcaça seja retirada para que fique em exposição na cidade de Torres, onde fica a praia.

“Ela está bastante inchada, deve estar morta há pelo menos três dias. Não é um animal que frequenta o nosso litoral. Ela foi levada pela corrente até chegar aqui”, disse o presidente do Instituto Oceano Vivo, Thiago Nóbrega Lisboa, em entrevista ao jornal ‘Zero Hora’.

Ele ainda informou que não existem marcas visíveis de ferimentos que possam ter causado a morte do animal.

“O encalhamento também está ligado ao aumento populacional, essa espécie conseguiu sair da lista de animais ameaçados de extinção porque aumentou a reprodução. A principal concentração das jubartes é na Bahia”, explica Thiago.

Em 2015, pelo menos cinco baleias foram encontradas mortas no litoral gaúcho. A maioria delas eram fêmeas, juvenis e da espécie jubarte.

Redação O POVO Online

TAGS