Participamos do

Professora é afastada de escola depois de colocar criança para fora da janela

Ela foi fotografada segurando as mãos da menina de 4 anos
10:14 | Mar. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma foto divulgada na última quarta-feira, 23, revoltou familiares de uma criança de 4 anos e motivou eles a procurarem a polícia. Na imagem, a professora aparace segurando as mãos da criança do lado de fora de uma janela da escola. A situação aconteceu em Boa Esperança, Minas Gerais. A professora foi afastada da escola por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada após uma reunião com o Conselho Tutelar na manhã desta segunda-feira, 28.

A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar e informou o caso ao Conselho Tutelar. A Secretaria Municipal de Educação também foi informada sobre o ocorrido.

Nesta segunda-feira, 28, foi realizada uma reunião onde foram ouvidos a professora e os responsáveis pela menina, que são os tios da criança. A professora disse que colocou a criança do lado de fora porque a menina estava agitada e queria pegar uma garrafa que estava do lado de fora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“As medidas enquanto secretaria foi afastar a professora da escola. Agora nós estamos instaurando um processo administrativo pra que seja encaminhado para o jurídico, onde tem uma comissão que avalia o caso, e logo nós teremos o retorno. Ela vai ficar afastada do cargo até a comissão da prefeitura dar um parecer sobre a posição dela”, disse a secretária de Educação, Adriana Figueiredo Reis Lima, em entrevista a emissora local EPTV.

Leydson da Costa Porto, diretor da escola, já havia anunciado que a professora agiu para acalmar a criança. Essa versão foi apresentada por ela mesma durante uma reunião entre a direção da escola, o Conselho Tutelar e a família da criança, informou o diretor. Ele ainda alega que o histórico da professora, que tem 25 anos de profissão, é bom.

“Neste momento, ela deu esta versão, porque no momento em que a gente estava na reunião na sala com os conselheiros e os diretores, não foi essa a versão que ela deu. Ela está tentando se justificar, mas a menina não tem problema nenhum, ela pode ser um pouco agitada, mas não tem problema e a versão que ela deu é mentira”, disse Lília Joseane da Silva Forsan, tia da menina.

Lilian informou ainda que a criança é acompanhada por um psicólogo, a pedido da escola, desde que passou a estudar lá. Mas, o diagnóstico do especialista é de que a menina não tem problema e que a agitação é normal por ela estar em uma escola nova.

A menina será transferida para outra escola e que aguarda os documentos para ela reiniciar os estudos nesta terça-feira, 29.

O resultado da apuração do Conselho Tutelar vai ser encaminhado ainda nesta segunda-feira para o Ministério Público, que vai analisar a atitude da professora com a menina de 4 anos. Segundo a secretária, o processo administrativo que corre pela Secretaria de Educação tem o prazo de conclusão de 15 a 20 dias.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente